A geladeira é considerada item essencial em qualquer lista formada por eletrodomésticos necessários para se viver em uma casa. O fogão não fica muito atrás devido à importância que tem na cozinha.
É por isso que a Prefeitura de Canoas começou, nesta segunda-feira (22), a entregar os kits formados pelos eletrodomésticos fogão e geladeira para os beneficiados pelo Programa Canoas Volta pra Casa.
Moradora do bairro Harmonia, Cristina Santos foi uma das primeiras pessoas cadastradas no programa a receber os eletrodomésticos e recebeu os entregadores de braços abertos na manhã desta segunda.
“Enfim posso devolver o fogão que achei no lixo ao lixão”, brincou. “Eu precisei procurar muito para encontrar um que ainda funcionasse no lixo, então quando saiu a inscrição para o programa, me inscrevi na hora”.
A trabalhadora de 38 anos explica que vive em uma casa com sete crianças e não há como manter todo mundo sem fazer comida. Por isso a importância de um eletrodoméstico novo.
“Sigo recebendo doações, mas era preciso ter um fogão bom para fazer comida”, afirma. “Fiquei muito feliz ao ser contemplada, porque perdi tudo e não tenho condições de comprar outro”.
Já a geladeira era emprestada e agora será devolvida à dona para poder emprestar para alguém que esteja necessitando de igual forma.
“Tem muita gente que continua com sérias dificuldades desde que a água entrou nas casas e acredito que a geladeira emprestada possa ajudar mais alguém que precisa”, opina.
Entregas
Ao todo, 4.749 canoenses serão beneficiados com kits compostos por fogão e geladeira. A classificação e seleção dos beneficiários foram baseadas em critérios específicos.
Serão entregues 25 kits oriundos do Governo do Estado, via Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), e 4.724 kits provenientes de doação da Petrobras.
Para o correto recebimento do material, as equipes da Prefeitura de Canoas estão entrando em contato com os selecionados via telefone cadastrado.
As pessoas que fizeram o cadastro mais de uma vez ou que preencheram o cadastro com nomes inexistentes serão desclassificadas.
LEIA TAMBÉM