QUALIFICAÇÃO
Começa curso de capacitação profissional para auxiliares de cozinha e chapistas do projeto Capacitar Gastronomia
Formação é oferecida pela CICS, em parceria com o Banco de Alimentos de Canoas e a ONG Parceiros Voluntários
Última atualização: 06/08/2024 11:24
A formação profissional gratuita oferecida pelo projeto Capacitar Gastronomia teve início nessa segunda-feira (5). Ao todo, serão nove aulas, promovidas pelo Núcleo da Gastronomia da Câmara de Indústria e Comércio e Serviços de Canoas (CICS), com apoio da ONG Parceiros Voluntários.
O Banco de Alimentos de Canoas é parceiro do projeto e sedia as aulas de culinária na cozinha da sede. O objetivo da formação é capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social para atuarem como auxiliares de cozinha e chapistas no setor gastronômico canoense.
"Estou amando muito o curso. Trabalho há dois anos em um restaurante, mas aqui vou aprender mais. Quero me aperfeiçoar e aprimorar o que já faço", conta a chapista Rita de Cássia, de 49 anos, participante do curso. Dos 42 inscritos, 10 foram selecionados para participar da formação.
As aulas vão abordar desde conhecimentos introdutórios em culinária até habilidades necessárias para trabalhar no cotidiano de um restaurante. Os professores do curso foram cedidos pela Escola de Gastronomia Chef Gourmet.
Esta é a primeira vez que o chef Lucas Ostjen ministra um curso da Capacitar Gastronomia. "Montamos as aulas bem direcionadas para o dia a dia de restaurantes. A ideia é trazer treinamento para que as pessoas tenham novas oportunidades de trabalho ou possam se inserir no mercado de trabalho", conta.
Para o Núcleo de Gastronomia da CICS, a expectativa é qualificar a mão de obra disponível no mercado canoense. "Para qualificar esse atendimento no mercado gastronômico de Canoas, começamos oferecendo o curso para auxiliar de cozinha e chapista. Até o próximo ano, queremos oferecer cursos de auxiliar de pizzaiolo, de confeitaria e de barista", diz o coordenador do Núcleo de Gastronomia da CICS, Rodrigo Teixeira.