RECUPERAÇÃO

Começa reforma da Unidade de Saúde Cerne no bairro Harmonia

Reconstrução da unidade está sendo realizada pela equipe do Sesi-RS

Publicado em: 24/06/2024 16:56
Última atualização: 24/06/2024 17:13

Atingida pela enchente, a Unidade de Saúde Cerne, no bairro Harmonia, passa por reformas para voltar a atender a população. A reconstrução está sendo executada pelo Sesi-RS. O trabalho começou na última quinta-feira (20).

Eletricistas trabalham na recuperação do sistema elétrico da unidade Foto: Valentina Bressan/Especial

"A princípio, o prazo era de 30 a 35 dias, mas como o revestimento foi bastante afetado e há previsão de chuva, estamos estendendo o prazo para 50 dias", explica o coordenador de manutenção predial do Sesi, Charles Neves.

A UBS Cerne foi indicada para o Sesi por ter sido uma das primeiras a passar por limpeza e desinfecção. As etapas da reforma incluem refazer o quadro elétrico, substituir vidros quebrados, raspas a tinta e pintar paredes e esquadrias. Segundo avaliação de engenheiros do Sesi, a parte estrutural não foi afetada e não há rachaduras.

A parte de ar condicionado também será avaliada. "Essa semana vamos fazer um mutirão e esperamos começar a pintura daqui a 15 dias. Enquanto a umidade não sair das paredes, não podemos pintar", diz o engenheiro.

Enquanto a unidade não volta a abrir as portas, a população e os profissionais de saúde esperam ansiosos pelo retorno dos atendimentos. "Precisamos de estrutura para atender minimamente as pessoas. Torcemos que a reforma seja rápida para que possamos atender a população que está tão vulnerável no momento", comenta a enfermeira e gestora da UBS, Thuany Martinez.

Cooperação na saúde e educação
O Sesi-RS firmou uma parceria com o Estado para doar mobiliário, equipamentos e livros para até 200 escolas públicas. Em Canoas, 18 escolas estaduais fazem parte do projeto. Haverá também apoio psicopedagógico e psicossocial para alunos e docentes. Na Saúde, além da instalação de 40 estruturas de campanha no Estado, em Canoas ocorrerá o empréstimo de maquinário para atendimento odontológico em unidades de saúde.

A previsão é de que sejam disponibilizados 10 compressores de ar e três gabinetes odontológicos para atender 10 Unidades de Saúde que tiveram os materiais danificados. Os equipamentos serão emprestados para as Unidades de Saúde: Concoban, Nova Niterói, Mato Grande, São José, São Luís, Guajuviras, Santa Isabel e Centro de Especialidades Odontológicas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas