Os entulhos provenientes dos danos causados pela enchente em Canoas que se acumularam nos pontos de transbordo do Município começam a ser destinados para aterros credenciados pela Granpal nesta terça-feira (27). O lixo será destinado para aterros em Santo Antônio da Patrulha e Minas do Leão.
O transbordo da rua Irineu Carvalho Braga começou a ter os entulhos retirados nesta terça (27) e a operação começa amanhã (28) nos três outros pontos – a limpeza já havia começado no Parcão.
Até o momento, apenas o lixo reunido no transbordo do Parcão estava sendo retirado, e enviado para aterros em Estância Velha e Santo Antônio da Patrulha. Na última semana, a operação que funcionava com 15 carretas ganhou um reforço de mais 40 carretas para transportar o material.
“A retirada do entulho do Eduardo Gomes já tinha iniciado, mas na última quarta-feira [21] começou a destinação via Granpal”, explica o secretário de Meio Ambiente de Canoas, Bernardo Caron.
Dezesseis municípios do Estado estão aptos a receber entulhos removidos após a enchente, de acordo com levantamento da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O valor máximo a ser pago para as destinações finais do lixo foi fixado pela Granpal. Canoas está pagando R$ 109,34 por tonelada de lixo enviada ao aterro. Para as máquinas que realizam o transporte até o destino final, são pago R$ 1,34 por tonelada por quilômetro.
Mais um contrato feito por meio do consórcio da Granpal foi firmado com um aterro de Minas do Leão para receber o lixo de outros pontos de transbordo do Município. Além do Parcão, quatro locais também receberam os resíduos da enchente.
A estimativa de data para término do trabalho de limpeza do Parcão é a primeira semana de setembro. O esvaziamento dos demais pontos deve ser concluído até o final de setembro.
Foco nos Festejos Farroupilhas
A pasta estima que 25% do lixo no estacionamento do Parque Eduardo Gomes já tenha sido retirado. A Prefeitura previa terminar a limpeza do local em 15 de agosto, mas o prazo foi estendido. “A ideia é terminar até o fim deste mês, mas temos a certeza de que terminaremos mesmo até a primeira semana de setembro”, diz Caron. Segundo ele, o atraso se deve ao andamento das negociações e liberações de contratos.
A aproximação do mês de Festejos Farroupilhas, tradicionalmente marcado por eventos realizados no Parque Eduardo Gomes, reforça a necessidade de remover os entulhos do local. “Estamos fazendo de tudo para ter o melhor evento possível. Vamos remover todo o entulho e, depois, focar na limpeza fina, incluindo varrição, drenagem e manutenção das estruturas”, garante o secretário.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags