abc+

NÍVEL CRÍTICO

Com estoques baixos, Banco de Sangue do Hospital Universitário de Canoas faz campanha por doações urgentes

Hospital Universitário abastece bancos de sangue no Hospital Nossa Senhora das Graças e Pronto Socorro

Publicado em: 18/07/2024 às 16h:22
Publicidade

Com o estoque em níveis críticos, o Banco de Sangue do Hospital Universitário (HU) de Canoas reforça o pedido de doações imediatas. O estoque atual cobre apenas 24 horas de demanda. 

Estoques baixos põem em risco pacientes que precisam de cirurgias



Estoques baixos põem em risco pacientes que precisam de cirurgias

Foto: Valentina Bressan/Especial

“Uma situação de tranquilidade seria termos 60 doações por dia. Estamos tendo entre 15 e 20 diárias”, alerta a responsável técnica pelo Banco de Sangue do HU, Eliete Pereira.

Além das necessidades do HU, o Banco de Sangue atende as necessidades do Hospital Nossa Senhora das Graças, do Hospital da Base Aérea e do Hospital de Pronto Socorro – que, após ter sua estrutura atingida pela enchente, funciona no Hospital Nossa Senhora das Graças.

“Precisamos ter um estoque mínimo necessário para atender nossa demanda durante 72 horas. Hoje nosso estoque é de 30%, temos sangue do tipo O apenas para situações de emergência”, afirma Eliete.

Responsável técnica pelo Banco de Sangue do HU, Eliete Pereira reforça urgência do pedido por doações



Responsável técnica pelo Banco de Sangue do HU, Eliete Pereira reforça urgência do pedido por doações

Foto: Valentina Bressan/Especial

“Além de garantir nossas transfusões, temos que ter sangue para que os pacientes de trauma do HPS, que não podem esperar”, explica. O Hemocentro do Rio Grande do Sul chegou a encaminhar bolsas de sangue doadas por outros estados para o banco de Canoas, mas a situação segue crítica e prejudica pacientes. 

“Só conseguimos liberar sangue para cirurgias de urgência. Ficamos com uma demanda reprimida de cirurgias eletivas. Às vezes, os pacientes estão na fila há um ano e nesse momento crítico não conseguimos garantir sangue para o procedimento”, descreve Eliete. O HU também é referência em gestações de alto risco, casos em que a transfusão pode ser necessária por conta de hemorragias. 

A autônoma Rita Martins espera que a campanha incentive mais pessoas a doarem



A autônoma Rita Martins espera que a campanha incentive mais pessoas a doarem

Foto: Valentina Bressan/Especial

A autônoma Rita Martins, de 49 anos, doou sangue pela primeira vez nesta quinta-feira (18). “Vim porque minha tia está internada e precisando de sangue, mas faz tempo que queria doar. Espero que seja a primeira oportunidade de muitas”, conta. Ela espera que a campanha incentive mais pessoas a colaborar. “Vou seguir doando mesmo quando não tiver alguém da família precisando”, comenta.

Como doar sangue no HU

A necessidade maior é de doações de sangue do tipo O, considerado doador universal, mas qualquer pessoa pode doar. Os requisitos para doação são: 

  • Apresentar documento de identificação original com foto;
  • Ter de 18 a 60 anos caso seja a primeira doação; 
  • Ter até 69 anos se já for doador;
  • Ter mais de 16 anos, desde que seja acompanhado por responsável;
  • Ter mais de 50 quilos; 
  • Estar bem alimentado

O Hospital Universitário de Canoas fica na Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José. O banco de sangue do HU está aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Além disso, doações podem ser agendadas para o primeiro sábado de cada mês.

Dúvidas ou agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3478-8200.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade