Camisetas, lacinhos, balões e guarda-sóis rosas para se proteger do sol na manhã desta quinta-feira (17). Foi assim que cerca de 200 mulheres e homens se reuniram para participar da tradicional Caminhada Rosa pelas ruas do Centro de Canoas. A iniciativa busca conscientizar sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama.
Os participantes se concentram na Praça Emancipação, em frente à Prefeitura de Canoas, a partir das 8h30. Antes da partida, marcada para às 9h15, todos se alongaram.
A aposentada Leonice Molina, 60 anos, participou pela terceira vez da caminhada. “É maravilhoso estar aqui. Nós estamos divulgando as informações que as pessoas precisam saber”, afirma. “Agora, a população sabe mais sobre o câncer de mama, mas antes não tinha divulgação”, conta.
Para a analista financeira Daiane Soares, 39 anos, que trabalha no Hospital Nossa Senhora das Graças, a atividade é necessária para a cidade. “Nós trabalhamos no hospital, conhecemos a história dos pacientes. Então, sabemos a importância de estar aqui presente, dando esse apoio”, comenta.
A vontade de dar suporte ao movimento também motivou a vendedora Sara Kulzer, 29. “Eu vim para dar uma força para as mulheres. Na minha família já teve casos de câncer de mama, então eu sei a importância de se cuidar.”
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O trajeto, que partiu da Rua Quinze de Janeiro, seguiu pela Rua Tiradentes para passar pelo Calçadão de Canoas em direção à Avenida Victor Barreto. O público pôde acompanhar o carro de som com mensagens de incentivo ao cuidado com a saúde.
Já na avenida, o caminhão rosa da Cooperliquidos conduziu os participantes até o Canoas Shopping, na Avenida Guilherme Schell. 6.750. A chegada foi no Espaço Rosa, dentro do shopping, organizado pela Liga de Combate ao Câncer de Canoas (LFCCC).
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
O evento é promovido pela Liga e segundo a presidente da entidade, Ana Viezzer, a caminhada é o primeiro passo para a prevenção. “É um alerta para a população sobre a importância do autocuidado e das escolhas que fazemos para termos uma vida mais saudável”, declara.
“A caminhada acaba sendo um alerta mais efetivo, chama mais atenção”, destaca.
LEIA TAMBÉM