ENTRE NA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.
Quem lotou a área entre as ruas 15 de Janeiro e Ipiranga foram estudantes da rede, que chegavam de ônibus vindos de vários pontos da cidade. Assim, nas bancas, desde cedo, cotovelos “lutavam por espaço”.
O pequeno Maurício Jardim, 10 anos, estava de olho nos exemplares da série “Diário de um Banana” que ainda não tem na estante de casa. Ele conta ter reunido quase dez exemplares.
“Adoro ler o Banana”, diz. “Minha mãe e meu pai compram para mim. Eu já li quase todos, mas é muito caro e não consigo ganhar sempre”, acrescenta.
O entusiasmo do jovem leitor é compartilhado por lojistas que participam desta edição, não à toa, batizada de “Um novo capítulo para recomeçar”, devido às enchentes que abalaram a cidade em maio.
Dona da Pandorga Livros, Lúcia Barcelos enfatiza que o momento é especialmente bom para os livreiros por conta do interesse das novas gerações em “livros grossos”, daqueles que ficam de pé na estante, e “coleções”.
“Existe um movimento de interesse do jovem pela leitura e o livro físico que é muito positivo”, explica. “Eles procuram livros grandes e grossos, além de coleções, com lombadas bonitas e que fiquem bem posicionadas na estante”.
Segundo o secretário de Cultura de Canoas, Eliezer Pacheco, a 39ª Feira do Livro de Canoas foi pensada com enorme carinho e tem uma programação especialmente sadia para os amantes da leitura.
“Nós vencemos as adversidades e montamos uma Feira do Livro repleta de atrações”, reforça. “Esperamos somente que o público compartilhe e compareça. Canoas merece após tudo o que passou neste ano”.
Programação
A 39ª Feira do Livro de Canoas reunirá 27 escritores e contará com 22 bancas. A programação inclui sessões de autógrafos, mesas-redondas e atividades para os públicos de todas as idades. Somente sessões com lançamentos de obras, serão 32.
A patrona da 39ª edição é a professora Lúcia da Rosa. Com mais de 30 anos de experiência na educação, Lúcia também é reconhecida por organizar eventos culturais e por ser roteirista e atriz.
Embora a feira esteja aberta desde 9 horas da manhã desta sexta-feira, a abertura oficial ocorrerá às 18 horas no Auditório Sady Schiwitz, no prédio da Prefeitura, no Centro de Canoas.
A programação completa pode ser conferida no site.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags