EDUCAÇÃO
Cinco escolas retornam às aulas nesta quarta-feira em Canoas
Quatro Emefs do lado leste e uma do oeste estão novamente aptas para atender a comunidade escolar
Última atualização: 08/07/2024 17:57
A partir desta quarta-feira (10), mais cinco escolas retornam às atividades escolares em Canoas. A retomada gradual das aulas na rede municipal de ensino ocorre mediante a limpeza de escolas atingidas pela enchente e a desmobilização de abrigos no município.
Do lado leste, região não afetada pela inundação, retornam nesta quarta-feira as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Carlos Drummond de Andrade, Erna Würth, Nancy Pansera e Paulo Freire. As instituições da região não afetada pela inundação estavam servindo de abrigo aos desalojados.
Na zona leste, área atingida pelas cheias, a Emef Ministro Rubem Carlos Ludwig voltará a atender os 470 alunos matriculados. O retorno ocorre após o mutirão de limpeza realizado no local e reformas pontuais, como a colocação de pisos em salas.
"A água alcançou um metro e 20 centímetros de altura. Com a ajuda do Exército, começamos o trabalho de retirada de móveis danificados e demais entulhos, ou seja, a limpeza pesada. Agora estamos na fase de organização. A empresa contratada pelo município para a realização de higienização dos ambientes escolares está auxiliando nessa etapa final", explica o diretor da Emef Ministro Rubem Carlos Ludwig, Leandro Melo Lemes.
Retomada dos conteúdos
Para o diretor da escola, o retorno às aulas marca recomeços e desafios. "Os primeiros dias serão destinados para acolher os estudantes. A maioria foi atingida pela enchente. O psicológico e o emocional serão os maiores desafios para a retomada de aprendizagem dos conteúdos. Não sabemos como estão os alunos. Nosso foco estará no bem-estar das crianças e adolescentes", finaliza Lemes.