MEDIDA
CICLONE: Prefeitura de Canoas decreta situação de emergência devido a chuva
Decreto, que conta com parecer do Escritório de Resiliência Climática, tem validade por até 180 dias, segundo a administração
Última atualização: 18/10/2023 20:08
O prefeito Jairo Jorge assinou, na tarde desta terça-feira (26), o decreto que declara situação de emergência nível 1 em Canoas. O documento conta com parecer do Escritório de Resiliência Climática (Eclima), por meio da Defesa Civil. O Decreto 394/2023 tem validade por até 180 dias.
"É um processo fundamental para permitir que a Prefeitura possa atuar de forma mais ágil. Diante de uma catástrofe dessas, devem ser tomadas medidas imediatas, não podemos deixar as pessoas esperando", ressaltou Jairo.
Somente no mês de setembro, Canoas já registrou um acumulado de chuva superior a 500 milímetros de chuva, dado que resultou em transtornos e prejuízos à população. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Porto Alegre e região metropolitana vivem o setembro mais chuvoso em 100 anos.
Canoas já contabiliza quase 4 mil atingidos pela destruição causada pelo temporal de granizo no início da manhã desta terça-feira.