FORTE CHUVA

CICLONE: "Nunca passamos por algo parecido ", diz prefeito de Canoas sobre temporais com queda de granizo

Na madrugada, queda de grazino foi registrada principalmente nos bairros Guajuviras e Mathias Velho

Publicado em: 26/09/2023 10:12
Última atualização: 16/06/2024 11:28

Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, registrou diversos estragos devido a chuva nesta terça-feira (26). Na madrugada, queda de grazino foi registrada principalmente nos bairros Guajuviras e Mathias Velho.


"Nunca passamos por algo parecido ", diz prefeito de Canoas sobre temporais com queda de granizo Foto: Leandro Domingos/GES-Especial

Segundo a Defesa Civil do município, centenas de moradores precisam de lonas devido ao granizo que atingiu residências e causou estragos. Por volta das 10 horas, 23,4 mil metros quadrados de lonas já tinham sido distribuídas para atender quase 800 residências atingidas.

"Nunca passamos por algo parecido", disse nesta manhã o prefeito Jairo Jorge. "A situação é preocupante porque a previsão é que vai continuar chovendo."

A município está com o Gabinete de Gestão de Risco instalado junto ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Segurança para acompanhar a situação da chuva.

Lonas são distribuídas aos moradores

Desde o momento em que a chuva de granizo atingiu o município, a Defesa Civil recebeu diversos chamados de moradores de diferentes bairros, como Olaria, Nossa Senhora das Graças, Guajuviras, Fátima, Estância Velha, São José, Marechal Rondon e Mathias Velho.

Moradores fazem filas para receber lonas em CanoasLeandro Domingos/GES-Especial
Moradores buscam lonas no bairro Guajuviras, em CanoasLeandro Domingos/GES-Especial

A moradora do bairro Guajuviras Joana da Silva Garcez, 75 anos, relata que saiu às pressas de casa quando começou o granizo. "Nem sei o que estragou. Só me ajudaram a sair. Meu quarto e cozinha não existem mais."

De acordo com o órgão, há dois abrigos disponíveis no município para famílias que eventualmente fiquem desabrigadas.

Para quem pedir ajuda

Casos de emergência relacionados à cheia ou à chuva de granizo podem ser comunicados à Defesa Civil de Canoas pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros pelo 193.

A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão no telefone 153, enquanto que os transtornos em vias podem ser comunicados à Diretoria de Trânsito, no número 156.

Os ginásios das EMEFs Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) serão abertos para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas