abc+

Educação

Chegou a hora dos estudantes reencontrarem o ensino em Canoas

São 32 mil estudantes da rede municipal retornando nesta segunda-feira (19) para o início do ano letivo na rede municipal

Publicado em: 17/02/2024 às 15h:35 Última atualização: 17/02/2024 às 15h:36
Publicidade

Os 32 mil estudantes matriculados na rede municipal de Canoas tem um encontro marcado com o ensino a partir desta segunda-feira (19). A volta está garantida nas 83 escolas administradas pelo Município.

Mutirão de limpeza deixou tudo pronto para o retorno dos estudantes nesta segunda-feira (19)



Mutirão de limpeza deixou tudo pronto para o retorno dos estudantes nesta segunda-feira (19)

Foto: PAULO PIRES/GES

Para garantir que tudo estivesse pronto, a Secretaria Municipal de Educação organizou uma verdadeira força-tarefa na semana passada, de maneira a deixar tudo pronto para a chegada da gurizada.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jacob Longoni, que atende a 531 estudantes no bairro Nossa Senhora das Graças, a última sexta-feira (16) serviu para garantir os últimos detalhes para que não faltasse nada neste reinício de ano letivo.

O mutirão na instituição garantiu banheiros limpos; mesas e cadeiras sem pó; pisos e paredes brilhando; quadros brancos ou negros parecendo novos; cozinha e refeitório devidamente organizados.

Segundo o diretor Marcelo Barnetche Kauer, nenhum detalhe foi esquecido para que os estudantes tenham um retorno tranquilo nesta retomada. Isso porque, na avaliação do experiente educador, está na hora dos pequenos se concentrarem somente no estudo.

“Vivemos um período difícil na aprendizagem logo após a pandemia, mas isso agora é passado”, avisa. “No ano passado, ainda tivemos uma aluna que passou ano usando máscara, mas acredito que nesse ano a concentração deve ser total no ensino”, afirma.

A instituição organizou uma reunião entre mestres na sexta-feira para definir os parâmetros que vão nortear esta retomada. A ideia é garantir ensino de qualidade do 1º ao 9º ano. Para isso a instituição conta até com uma sala de aula moderna que tem uma lousa digital.

“Os alunos adoram e dizem que é um tablet gigante”, brinca o diretor. “Mas o importante mesmo é o envolvimento deles e a garantia de um aprendizado consistente”, completa.

Capricho

É impossível olhar para o material didático que aguarda os estudantes da rede, sem observar a qualidade dos livros e materiais que vão acompanhar cada aluno ao longo da jornada estudantil em 2024. Isso se chama investimento, defende a Secretaria de Educação.

Conforme a secretária da Educação, Leany Maria de Conti, cada vez mais estão sendo feitos investimentos na excelência da qualidade dos recursos municipais e federais. “Nos próximos dias, serão distribuídos a todos os alunos da rede municipal, kits com materiais escolares, uniformes e ferramentas tecnológicas.

lém disso, as estruturas de nossas escolas que sofreram com a tempestade estão passando por reformas, manutenção e melhorias, a fim de que se ofereça um ambiente seguro e acolher para o início do ano letivo”, afirma.

Entre os investimentos em materiais, está a entrega de mais três mil Chromebooks para os estudantes de 5° ao 9° ano das escolas fundamentais. Somando aos 5.398 existentes, serão mais de oito mil no total.

Também serão distribuídos 32.890 kits de material escolar, que variam conforme as séries. Os conjuntos contêm os materiais necessários para os estudos, como agenda, apontador, borracha, giz de cera, cadernos e lápis. A previsão é que eles sejam entregues em março. Por sua vez, 27.715 alunos do ensino fundamental e 2.767 crianças da educação infantil receberão conjuntos de uniforme escolar.

Trabalho

O temporal de 16 de janeiro causou danos em 57 das 83 escolas da rede municipal. O temporal que atingiu Canoas no mês passado segue impactando a realidade e a paisagem de Canoas, razão pelo qual o mutirão de limpeza promovido pela Prefeitura de Canoas nas últimas semanas concentrou esforços também no recolhimento de galhos e entulhos, além da manutenção de telhados e fachadas das instituições. A ação recolheu 108 cargas de vegetais e entulhos, o que representa 739 toneladas. Além disso, foram realizadas também podas de árvores que poderiam trazer algum risco à comunidade escolar. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade