abc+

Independência

Cerimônia marca abertura da Semana da Pátria em Canoas

Pira foi acesa com Fogo Simbólico na Praça da Emancipação. Evento contou com a presença de escoteiros, voluntários e autoridades neste domingo (1°)

Publicado em: 01/09/2024 às 11h:45 Última atualização: 01/09/2024 às 15h:23
Publicidade

A condução do Fogo Simbólico pelas ruas do centro de Canoas e o acendimento da pira na Praça da Emancipação marcaram a abertura da Semana da Pátria de 2024 neste domingo (1°). O evento, que celebra a Independência do Brasil, foi acompanhado pela população, por representantes da Prefeitura de Canoas e da Base Área, e por grupos de escoteiros e de voluntários. 

Acendimento da pira com Fogo Simbólico, na Praça da Emancipação, marca abertura da Semana da Pátria de 2024 em Canoas, neste domingo (1°)



Acendimento da pira com Fogo Simbólico, na Praça da Emancipação, marca abertura da Semana da Pátria de 2024 em Canoas, neste domingo (1°)

Foto: Nicole Goulart/Especial

Na Praça da Emancipação, em frente ao Paço Municipal, o Secretário-chefe de Gabinete Celso Pitol recebeu a tocha das mãos dos escoteiros e entregou para o voluntário Ogyen Shak que acendeu a pira.

A cerimônia também contou com a presença do Secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso; do Subcomandante do V Comar, Cel. de Infantaria Takizauha; do Assessor de Relações Institucionais do V Comar, Cel. Av. Paulo Rogério Glaeser; da Secretária Municipal de Esporte e Lazer, Letícia Boll; e da Subprefeita Distrital Centro, Patrícia Ferreira da Silva. A Banda da Base Área de Canoas esteve presente tocando os hinos nacional, da Independência e de Canoas. 

Em seus discursos, as autoridades falaram dos temas celebrados este ano pela Semana Pátria, entre eles a solidariedade. Mário Cardoso destacou a irmandade da população em momentos difíceis como a pandemia e as enchentes. O Secretário-chefe de Gabinete Celso Pitol, que estava representando o prefeito Jairo Jorge, relembrou a grande quantidade de doações recebidas pela cidade e que vieram de diversos lugares do Brasil. 

O percurso da tocha começou no V Comar e passou por mais oito pontos da cidade: Escola Ney Gomes, Capatazia SMSU, SESC, Estação Canoas (Calçadão), Parque dos Rosa, Corsan, Esquina Democrática e Banco do Brasil e Prefeitura. 

Esta foi a 87ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria em Canoas. Nesta edição, o tema nacional do evento é o centenário da União dos Escoteiros do Brasil e o regional, os 40 anos da Associação Brasileira dos Integrantes do Batalhão de Suez. Em Canoas, o evento celebra a solidariedade, em virtude das enchentes que atingiram o município em maio.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade