abc+

PÓS-ENCHENTE

Centro Educacional Madre Josefa promove campanha para refazer biblioteca após ser atingido pela enchente

Instituição atende cerca de 90 alunos da educação infantil de forma beneficente

Publicado em: 27/08/2024 às 18h:45
Publicidade

Atingido pela enchente do mês de maio, o Centro Educacional Madre Josefa agora procura reestruturar o espaço de ensino beneficente que atende cerca de 90 crianças no bairro Fátima. As religiosas que coordenam a instituição tiveram de ser resgatadas da escola em meio à inundação. 

Centro Educacional Madre Josefa foi atingido pela enchente de maio



Centro Educacional Madre Josefa foi atingido pela enchente de maio

Foto: Divulgação/Marcos Merker

“Fomos resgatadas de barco porque a água foi tão alta que não podíamos descer do segundo piso”, conta a irmã Hilária Clara Ludwig. Junto das irmãs Marta Maria Arnhold, Laura Isabela Hertz e Maria Silvia Lehnen, ela teve de deixar o espaço onde moram e onde as crianças têm aulas.

Após processos de limpeza, as aulas foram retomadas no dia 24 de junho. “As crianças estavam todas aflitas para reiniciar e voltar para a escola. Ficaram muito felizes de recomeçar”, diz irmã Hilária. A escola também serviu de ponto para recebimento de doações para famílias da região. Reformas ainda devem ser feitas nas salas do primeiro pavimento, e a mobília será trocada.

São atendidas turmas de educação infantil na escola beneficente, mantida pelo Colégio Espírito Santo. Ambas as instituições fazem parte da Associação Missionária de Beneficência das Irmãs Servas do Espírito Santo.

Irmãs que coordenam o Centro Educacional buscam reestruturar o espaço após a enchente



Irmãs que coordenam o Centro Educacional buscam reestruturar o espaço após a enchente

Foto: Valentina Bressan/Especial

Para reestruturar a biblioteca

A perda foi total na biblioteca do Centro Educacional, onde as turmas de educação infantil tinham momentos de leitura coletiva e contação de histórias. 

Para reconstruir o espaço, uma campanha de arrecadação de livros infantis está sendo promovida junto a editoras, outras escolas e a sociedade civil. As primeiras doações já chegaram: vieram do Colégio Santa Maria, que fica em Cascavel, no Paraná, e integra a mesma rede de ensino. 

Agora, doações da comunidade são bem-vindas para apoiar o esforço de retomada do ambiente educacional. Livros infantis podem ser entregues no Colégio Espírito Santo (rua Tamoio, 3393), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

 

Inscrições para educação infantil

A escola recebe inscrições de famílias da comunidade em geral para pleitear vagas de níveis de educação infantil. A educação é gratuita, mas é necessário apresentar documentação comprobatória da renda da família para conseguir uma vaga no Centro Educacional beneficente. 

Mais informações sobre o processo de inscrição podem ser conferidos neste link.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade