abc+

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Central de CadÚnico registra baixa procura neste sábado em Canoas

No local, a população realiza cadastramento e atualização do Cadastro Único e recebe orientações sobre benefícios sociais

Taís Forgearini
Publicado em: 29/06/2024 às 17h:16 Última atualização: 29/06/2024 às 17h:23
Publicidade

Em Canoas, a Central de CadÚnico registrou baixa procura durante a tarde deste sábado (29). O local, situado na Rua Siqueira Campos, 38 — Centro— é destinado para a criação e atualização do Cadastro Único e para orientações sobre o acesso a benefícios e programas sociais.

Simone Araújo Soares está na lista para receber o Auxílio Canoense Reconstrução



Simone Araújo Soares está na lista para receber o Auxílio Canoense Reconstrução

Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

Segundo a coordenadora da Central de CadÚnico, Priscila Beatriz e Silva, a redução de atendimentos reflete o atual momento.

“A maioria das pessoas já realizou os procedimentos necessários. Hoje, foram distribuídas 350 fichas. Quando os atendimentos iniciaram, eram quase duas mil fichas por dia”, frisa.

Os pedidos foram mistos, entre novos cadastros para CadÚnico, atualizações e pedidos de orientação.

“Quando não envolve o CadÚnico, encaminhamos a pessoa para a Central do Auxílio Reconstrução [programa do Governo Federal], lá, a pessoa recebe as orientações necessárias. A maior procura é de pessoas que estão em análise no sistema para receber o benefício”, explica.

Simone Araújo Soares, de 59 anos, aproveitou o dia para sanar dúvidas sobre o programa da Prefeitura, Auxílio Canoense Reconstrução. A moradora do bairro Harmonia perdeu tudo na enchente de maio.

“Estou na lista da classificação final. A orientação que passaram é que tenho que aguardar. Eles estão chamando por ordem classificatória, a minha é próxima do número três mil”, diz a autônoma.

Sem trabalho com carteira assinada, a canoense depende da venda de doces e panos de prato.

“Quando fiquei sabendo do programa, me inscrevi, tenho disponibilidade para prestar o trabalho exigido.”

Conforme a Prefeitura, o Auxílio Canoense Reconstrução pagará R$ 2 mil, em cinco parcelas de R$ 400 para cinco mil atingidos pela enchente. A permanência no programa está condicionada à realização de um dia de trabalho na Frente Emergencial de Limpeza do município.

Na segunda-feira (1º), os atendimentos serão retomados, das 8 às 18 horas, nos seguintes locais:

— Central do Auxílio Reconstrução: Rua Domingos Martins, 274, Centro.

— Central de CadÚnico: Rua Siqueira Campos, 38, Centro.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade