Referência no atendimento a famílias estrangeiras, em especial, venezuelanas, o Centro Batista de Referência em Ação Social (Cebras), em Canoas, promove nas sextas-feiras rodas de conversa em parceria com outras entidades. Nesta sexta-feira (29) ocorreu o encontro ofertado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.
Por meio da palestra, cerca de 20 venezuelanas puderam sanar dúvidas e receber orientação sobre violência de gênero, direito das pessoas refugiadas e procedimentos de documentação e naturalização.
“Toda semana temos um tema diferente. O intuito é auxiliar na área social e jurídica dos direitos das crianças e das mulheres. Muitas famílias não sabem como proceder na busca pelos seus direitos. As palestras são mais um recurso de acolhimento”, explica a coordenadora do Cebras, Tânia Ramires.
Tânia fala sobre o trabalho realizado no Cebras.
“Temos 160 famílias venezuelanas cadastradas. No Cebras realizamos atendimentos de assistência para as famílias estrangeiras que necessitam de auxílio na documentação, no registro de denúncias de todos os tipos. Também ajudamos a encaminhar para vagas de emprego, quando recebemos doações de cestas básicas e repassamos para as famílias cadastradas.”
A antiga sede da entidade, no bairro Harmonia, foi atingida pela enchente em maio deste ano. No local, tudo foi perdido.
“Não sobrou nada. Tivemos que mudar de endereço. Conseguimos um local alugado, mas em outro bairro, no Mathias Velho. Dependemos de doações e parcerias para continuar. Nosso trabalho visa acolher, capacitar, promover e integrar famílias estrangeiras.”
Interessados em ajudar, podem entrar em contato pelo (51)999518711. O Cebras fica localizado na Rua São Sepé, 119 – Mathias Velho.
LEIA TAMBÉM