abc+

COMÉRCIO LOCAL

CDL Canoas e os desafios da nova diretoria eleita em chapa única

Presidente da entidade, Éverton Netto, foi reconduzido ao cargo por mais dois anos

Taís Forgearini
Publicado em: 28/12/2023 às 11h:48 Última atualização: 28/12/2023 às 11h:48
Publicidade

Por unanimidade de votos do Conselho da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canoas, Éverton Netto foi reconduzido ao cargo de presidente da entidade por mais dois anos. Além de Éverton, seis vice-presidentes, um tesoureiro, 15 diretores (as), três conselheiros fiscais titulares e três conselheiros fiscais suplentes compõem a diretoria para o exercício de 2024/2025.

Presidente Éverton Netto (camisa azul ao centro) e a diretoria eleita da CDL Canoas



Presidente Éverton Netto (camisa azul ao centro) e a diretoria eleita da CDL Canoas

Foto: Divulgação/CDL Canoas

“Éramos chapa única. Fizemos alguns ajustes na composição da diretoria. Trouxemos reforços ligados ao comércio local”, destaca Netto. “Nossa gestão possui foco na capacitação, na educação e na profissionalização dos empreendedores e comerciantes locais.”

Entre as ações e projetos para a nova gestão, Netto salienta a ampliação e necessidade da integração das lojas físicas com o mundo digital. “É preciso ofertar aos consumidores os dois tipos de experiências. As vendas on-line têm crescido anualmente. Oportunizar aos clientes novas opções de escolha ajuda a potencializar a lucratividade”, enfatiza.

Desafios

A inadimplência dos consumidores canoenses está alta. Segundo dados do birô de crédito Boa Vista, cerca de 35% das pessoas estão com restrição de crédito no município.

“Está em nosso radar a disponibilização, em períodos específicos do ano, de serviços de renegociação de dívidas de consumo. O cliente que está negativado perde o poder de compra e como consequência as vendas do comércio reduzem”, avalia.

Incentivos para fomentar e fortalecer o comércio local são atribuídos por Netto como essenciais. As chamadas Campanhas Comemorativas em datas comerciais e os eventos dentro e fora da instituição são destaques entre as ações de estímulo e crescimento.

Polo de graduação

A partir de 2024, a CDL Canoas será polo da Faculdade do Comércio (FAC). Os cursos de graduação serão direcionados ao comércio e serviços, como gestão financeira, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão de logística, entre outros.

“O curso será em EAD [Ensino à Distância] e as provas serão feitas na sede da CDL. É uma importante conquista para todos. Para quem está procurando capacitação e também para quem emprega. Os lojistas, comerciantes, varejistas de Canoas têm apontado dificuldades na hora da contratação, a falta de qualificação é a principal delas”, ressalta.

Netto explica que a CDL Canoas está focada em auxiliar os empresários e também proporcionar meios para ampliar a profissionalização dos colaboradores. “Estar atualizado em sua área de atuação é indispensável para trazer bons resultados”, finaliza.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade