Dezenas de cavalarianos participaram na manhã deste domingo (24) da cavalgada do 8º Movimento Azul, que uniu tradicionalismo e solidariedade para apoiar a Liga de Combate ao Câncer de Canoas e o Hospital Nossa Senhora das Graças. O grupo partiu do Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima, onde ocorre desde sexta-feira (22) o Rodeio Campeiro, e seguiu até o hospital, no bairro Marechal Rondon, destacando a importância da prevenção para a saúde do homem.
ENTRE NA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.
Segundo o diretor de Tradicionalismo da Secretaria Municipal de Cultura, Elcion Brys, este é o oitavo ano consecutivo que a ação é promovida pelo Piquete Tio Ivo, com o apoio da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), da Coordenadoria da 12ª Região Tradicionalista e Secretaria de Cultura, juntamente com diversas entidades, como os piquetes Coxilha do Vento, Panela Velha, Estirpe Crioula e Bressan.
O patrão do Piquete Tio Ivo, Ivo Fabriz, explicou que o movimento busca incentivar os homens a fazerem exames preventivos contra o câncer de próstata. “O melhor tratamento é a prevenção. Por isso, por isso, queremos estimular os homens a se cuidarem, a fazerem os exames periódicos”, ressalta.
O motorista aposentado Olivan Vasconcelos, 71 anos, é um dos que atendeu o chamado para participar da cavalgada. Montado no seu cavalo Guri, 12 anos, o morador do bairro Harmonia conta que desde pequeno cavalga. “Vim participar da cavalgada para incentivar a gurizada a se prevenir e fazer seus exames periodicamente”, reitera.
O evento também arrecadou fundos por meio da venda de camisetas, destinando doações de materiais hospitalares, equipamentos e alimentos, além de promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A programação inclui o rodeio, tiro de bodoque, corrida de saco, palestra sobre prevenção, baile e entrega de premiação.
LEIA TAMBÉM