Após o adiamento no feriado do Dia do Gaúcho nesta sexta-feira (20), o tradicional desfile farroupilha solidário acontece na manhã deste sábado (21). A celebração conta a participação de 23 entidades tradicionalistas gaúchas e cerca de 500 cavalarianos e cavalarianas.
Os participantes saíram às 9h45 do Parque do Gaúcho, localizado nas dependências do Parque Eduardo Gomes. A concentração foi ao lado da cancha de tiro de laço.
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O grupo segue o seguinte trajeto: Avenida Eng. Irineu Carvalho Braga, ruas Roberto Francisco Behrens, República, Saldanha da Gama, Cel. Vicente, Cônego José Hartmann e Farias Brito. A cavalgada irá retornar ao Parque do Gaúcho pela Avenida Guilherme Schell e pelas ruas Bartolomeu de Gusmão e Vinte e Quatro de Outubro.
O parque foi atingido pelas enchentes de maio deste ano, como lembrou o presidente da Associação de Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), Jairo Lopes. “Nós conseguimos reconstruir os galpões danificados e para nós o desfile marca a finalização da Semana Farroupilha”, declarou o presidente.
O evento também contou com a presença de caminhões temáticos homenageando o centenário do poeta e pajador Jayme Caetano Braun.
Ao longo do caminho, a população pôde acompanhar o desfile e entregar donativos para a caminhonete da Defesa Civil.
Confira a programação neste final de semana
Sábado (21)
15 horas – Multipalco Mostra Folclórica de Danças Tradicionais
20 horas – Galpão da AETC – Oficina de Danças tradicionais, baseada nos livros Passos & Compassos das Danças Gaúcha e do livro Bailares Gaúchos de Antanho. Oficina ministrada por Moacir Gomes dos Santos e Rodrigo Gil Ribeiro.
21 horas – Multipalco – Show Grupo Tranco Monarca
23 horas – Multipalco – Baile João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo
Domingo (22)
10 horas – Cancha de Tiro de Laço Esportes – Futebol de Bombacha – SMEL
16 horas – Multipalco – Baile da 3ª Idade
20 horas – Multipalco – Show baile Machado e Marcelo do Tchê
22 horas – Multipalco – Show baile Sandro Coelho (Encerramento da 30ª Semana Farroupilha)
Celebrar a tradição
Sempre presentes no piquete e participando dos desfiles, o casal Deise e Vinícius Krause, de 38 e 42 anos, respectivamente, estavam acompanhados das éguas Cigana, de 7 anos, e Miudinha, 24. Para eles, esse ano é diferente. “Levar o tradicionalismo para frente, ainda mais depois da enchente”, afirmaram.
O patrão do Piquete Estância do Nazário, Luiz Zuariz da Silva, 74 anos, estava junto com o cavalo crioulo Humaitá, 14 anos. O patrão está acostumado com os desfiles. “O trajeto é tranquilo porque cavalgamos direto. São seis cavalgadas por ano”, comentou.
Novas gerações
Acostumado com os festejos desde bebê, Emanuel Locatelli, 11 anos, do Piquete Cusco Baio, participou de mais um desfile farroupilha. Pelo segundo ano seguido, ele está acompanhando do pônei Petra, 6 anos. “É bom porque nós já temos o ensinamento de saber andar a cavalo”.
A escolha pelo pônei tem um motivo especial. “Se eu cair eu já consigo colocar o pé no chão”, brincou. A mãe de Emanuel, Valéria Locatelli, acompanhou o desfile de carro. “É gratificante, é bom estar seguindo a tradição”, destacou.
Quem também já tem experiência apesar da pouca idade é a Manuela de Paula, de 8 anos, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância Gaúcha. Junto da égua Lua, de 10 anos, ela desfilou pela segunda vez nos festejos em Canoas. “Um pouco de medo e muito feliz”, declarou. Manuela estava junto do pai, Fernando de Paula, que é patrão do piquete. “Desfilamos desde 1995”, lembrou.
O sábado (21) também foi de estreia. A integrante do piquete Alma Fandangueira, Emily Munhoz, 18 anos, desfilou pela primeira vez. “Feliz e ansiosa”, definiu.
A jovem estava acompanhada de Cleyton Munhoz, 33 anos, da égua Morena, 8 anos, e do cavalo Colorado, 7. “É ano de superação e estamos fazendo a nossa parte cultivando o tradicionalismo. E vamos adiante, tentar esquecer o que passou” afirmou o cavalariano.
LEIA TAMBÉM