A Defesa Civil de Canoas emitiu novo alerta para a possibilidade de novas inundações dos rios inseridos no mapa geográfico da cidade ou que desembocam próximo a áreas ribeirinhas, como a Praia do Paquetá.
Conforme o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), o predomínio da instabilidade poderá resultar no fenômeno descrito pelos meteorologistas como “repique da enchente” — os níveis das águas voltam a subir após leve queda em dias anteriores, prolongando a enchente. As projeções são de volumes de chuva entre 85 e 173 milímetros (mm), entre o final de semana e a segunda-feira (13).
“É importante ressaltar que o repique da cheia deverá ocorrer sob cenário de alta vulnerabilidade no Município. A Defesa Civil orienta que as pessoas evitem áreas alagadas e que as famílias não retornem para as suas casas nos próximos dias”, afirma o secretário-chefe do Eclima, José Fortunati.
Prefeito faz alerta de evacuação imediata
Em função do aumento no nível dos rios, o prefeito Jairo Jorge apareceu em vídeo para pedir evacuação imediata dos bairros Rio Branco, Fátima, Harmonia, Mato Grande, Mathias Velho e São Luís.
Veja vídeo
LEIA TAMBÉM