Começou a operar, na manhã deste sábado (11), o hospital de campanha da Força Aérea Brasileira (FAB), instalado ao lado do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), no bairro Marechal Rondon, em Canoas. O reforço, servirá para atedimentos à população.
A estrutura funcionará diariamente, entre 8 e 18 horas. O HNSG seguirá absorvendo as demandas fora desse horário.
Os pacientes que chegam à instituição de saúde passam por uma triagem antes de receberem atendimento com os profissionais.
“O hospital veio com um efetivo de 48 militares, e o objetivo é prestar assistência à população, principalmente, em casos de menor gravidade. Nós vamos trabalhar em parceria e disponibilizamos de médicos clínicos, ortopedista, pediatria, ginecologia, obstetrícia, psicólogo e psiquiatra”, explica o major da FAB João Luiz Henrique da Silveira.
A estrutura conta com leitos de estabilização, sala cirúrgica para procedimentos de baixa complexidade, oito leitos de observação e medicação, raio x e laboratórios de análises clínicas.
De acordo com o superintendente do HNSG, Leandro Gomes dos Santos, o reforço é importante porque Canoas perdeu diversos equipamentos de saúde em razão da enchente.
“Foram perdidos 19 unidades básicas de saúde e o serviço do Hospital de Pronto Socorro, que é o grande hospital da emergência da cidade. Com isso, o Hospital Nossa Senhora das Graças recebeu todas as urgências e teve uma sobrecarga de serviços. O hospital de campanha vem para ajudar a desafogar essa nossa demanda”, explica.
LEIA TAMBÉM