Canoas

CATÁSTROFE NO RS: Drones são utilizados para apoio a resgates e entrega de doações

Equipamentos fazem monitoramento de áreas alagadas dos bairros Mathias Velho e Rio Branco

Publicado em: 17/05/2024 15:48
Última atualização: 17/05/2024 15:48

Com uso de drones de apoio a resgates, foi realizado o mapeamento das áreas atingidas nos bairros Mathias Velho e Rio Branco, além da entrega de doações em pontos de difícil acesso via barco. A ação, realizada pela a Prefeitura de Canoas na manhã desta sexta-feira (17), contou com apoio da Defesa Civil de Campinas, da startup TRON Robótica e da HelpNGO, uma organização da Guatemala. A operação só foi possível graças ao apoio do Comando Conjunto da Operação Taquari 2, das Forças Armadas, que fechou o espaço aéreo durante a atividade.

As equipes de Campinas e da TRON mapearam a área do Mathias Velho, a partir do estacionamento do Carrefour. A cidade paulista enviou um veículo de grande porte, três servidores e um drone de apoio a resgate, com câmeras térmica e noturna, para mapeamento da altura das águas. Já a startup robótica, coordenada pelo influenciador Whindersson Nunes, disponibilizou dois drones, com capacidade de carga para o transporte de materiais essenciais.

 

Drones auxiliam mapeamento e entrega de doações nas áreas atingidas em Canoas Foto: Bruna Ourique/PMC

Já no bairro Rio Branco, cinco voluntários da ONG da Guatemala realizaram o sobrevoo da região, com dois drones de resgate. Esses equipamentos vão disponibilizar à Prefeitura imagens com precisão seis vezes maior que as de satélite, auxiliando no trabalho de monitoramento das águas, planejamento das obras de reconstrução dos diques e com o detalhamento do total de casas e famílias atingidas.

“O trabalho é fundamental para termos informações sobre a topografia dos nossos terrenos, além de dimensionarmos de forma precisa os impactos da enchente. Essas imagens nos darão uma base de dados sólida para um planejamento de contenção de futuros alagamentos, além de ajudar na reconstrução dos diques e de todas as regiões afetadas”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Canoas, Hassan Cafruni.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas