abc+

CHEIAS

CATÁSTROFE NO RS: Corsan retoma abastecimento gradual de água em Canoas

Fornecimento é feito a partir da nova estação de captação de água

Publicado em: 08/05/2024 às 10h:27 Última atualização: 08/05/2024 às 10h:27
Publicidade

No final da noite desta terça-feira (7), a Corsan começou a retomada gradual do abastecimento em Canoas. O fornecimento é feito a partir da nova estação de captação de água, construída em pouco mais de 24 horas, junto ao rio Gravataí, onde fica a Estação de Tratamento Niterói.

Abastecimento ocorre de maneira gradual



Abastecimento ocorre de maneira gradual

Foto: Corsan/Divulgação

A água captada e tratada no local abastecerá, neste momento, todo o lado leste da cidade, onde ficam os bairros Niterói, Nossa Senhora das Graças, Marechal Rondon, Estância Velha, Olaria, Igara, Guajuviras, São José e Brigadeira. Atualmente, esta região concentra 80% da população de Canoas, já que o lado oeste foi evacuado devido aos alagamentos do último final de semana.

Nestas primeiras horas de reativação do abastecimento, podem ocorrer oscilações. A Companhia seguirá utilizando, por tempo indeterminado, caminhões-pipas, reservatórios emergenciais e caminhonetes com reservatórios para garantir o acesso da população à água tratada.

No início da noite, técnicos realizaram testes mecânicos, elétricos e de qualidade da água. Após a certificação da efetividade do sistema, foi possível iniciar o enchimento dos reservatórios e, na sequência, a distribuição para a cidade

A Corsan recomenda à população que siga fazendo o uso consciente da água, sem desperdícios. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter a falta de água novamente.

Qualidade da água

A água que chega às torneiras é potável, pronta para ser consumida com segurança. A Corsan cumpre com todos os procedimentos exigidos para o tratamento, distribuindo à população uma água de qualidade e dentro das normas e portarias estabelecidas pelas agências reguladoras.

Construção da captação

Para viabilizar a nova estação de captação, foi instalada no rio Gravataí uma bomba submersível, de 2,5 toneladas, que será sustentada por um guincho durante todo o período de utilização. Um guindaste está sendo utilizado para manter a tubulação suspensa sobre o dique existente no local e conectar a estação de tratamento Niterói à bomba submersa no rio.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade