ÁGUA
CATÁSTROFE NO RS: Corsan disponibiliza reservatórios de água comunitários em Canoas
Foram implantadas caixas d'água comunitárias ao lado do Parkshopping Canoas, na rótula do Guajuviras e na Ulbra
Última atualização: 05/05/2024 17:06
Para aliviar a situação de desabastecimento de água em Canoas, a Corsan implantou reservatórios de água comunitários em quatro pontos da cidade. Há caixas d'água disponíveis ao lado do Parkshopping Canoas (na Avenida Farroupilha), na rótula do Guajuviras (Avenida Boqueirão) e na Ulbra (Avenida Farroupilha).
Canoas segue 100% desabastecida, pois Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco e captações estão submersas. Também é possível pegar água na Unidade de Saneamento na Rua Frei Orlando, 118, no Centro.
Segundo a Corsan, a situação na Região Metropolitana é a mais delicada neste momento, com 566 mil imóveis sem água em 8 municípios. Ao todo, 78 caminhões-pipa já são empregados para mitigar impactos a pelo menos 120 mil imóveis. A prioridade é para hospitais, postos de saúde e também abrigos para onde pessoas resgatadas estão sendo levadas em diversas cidades.
De acordo com estimativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) encomendada pela Corsan, a projeção da variação de nível do Guaíba deve viabilizar a retomada das instalações operacionais da Companhia na Região Metropolitana quando a cota do rio chegar a 4,9 metros, o que está estimado para o dia 7, terça-feira.
Em sequência, serão reativadas a captação de Alvorada (07/05, cota 4,9m), ETA Niterói e ETA Esteio (08/05, cota 4,5m), captação de Cachoeirinha (09/05, cota 4,2m), e ETA Rio Branco, captação do Guaíba e captação Arroio das Garças (10/05, cota 3,85m).