PÓS-ENCHENTE
Casa Lar Santa Terezinha do Menino Jesus reinaugura espaço de acolhimento de idosas em Canoas
Após sete meses em reforma devido ao desastre climático, residência retorna às suas atividades
Última atualização: 19/12/2024 15:06
“Sejam bem-vindos ao meu novo lar”. Assim diz uma das plaquinhas colocadas em frente a Casa Lar Santa Terezinha do Menino Jesus, no Mathias Velho. Após ser atingido pelo desastre climático de maio, o espaço de acolhimento de idosas com deficiência foi reinaugurado nesta quarta-feira (18).
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
A solenidade contou com a presença de convidados e autoridades que contribuíram para a reforma da casa. As idosas também receberam flores para marcar o momento. Para a presidente da ONG Chimarrão da Amizade, que faz a gestão da casa, Elisabete de Oliveira, é uma alegria poder retornar à casa. “É uma emoção muito grande porque foram sete meses com as idosas alocadas em outro espaço. Foi uma vitória de muitas mãos que ajudaram. Finalmente, estão todos juntos e como eu digo, todos no nosso recanto”, declara emocionada.
A casa foi totalmente atingida e precisaram trocar telhado, forro, rede elétrica, janelas e mobília. O espaço conta com quartos, cozinha, banheiros e salas de convivência amplas e com acessibilidade. Sentada em uma poltrona na entrada da casa, Vera Lucia recebeu todos os convidados e gostou do espaço. “Fiquei bem bonito”, afirma.
Os recursos usados na reforma foram destinados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a Rumo Logística através do Imposto de Renda. De acordo com a gestora administrativa ONG, Priscila Carvalho, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas (Comdi) intermediou as doações. “Nós fizemos o projeto e as empresas que quiseram destinar o Imposto de Renda puderam escolher quais apoiar”, explica.
Neste período, as 16 mulheres que residem na casa estiveram no Centro de Convivência do Idoso. Elas retornaram para a Casa Lar na segunda-feira (16) para evitar estresse no dia da reinauguração, como detalha a gestora administrativa.
A Casa Lar Santa Terezinha do Menino Jesus casa foi fundada em 1990 e acolhe mulheres a partir de um processo da Prefeitura de Canoas. Mais de 250 idosas já passaram pela residência nesses 34 anos. “Ser voluntário aqui é uma realização porque fazemos os outros felizes. Também proporcionamos bem-estar e elas se sentem inseridas na sociedade, no ambiente em que vivem”, ressalta Elisabete.