NOS EUA
Moradoras da região representarão o Brasil na ONU
A situação das meninas e mulheres brasileiras será relatada por duas delegadas do Clube Soroptimistas
Última atualização: 01/03/2024 19:08
Duas representantes do Clube Soroptimista Internacional de Porto Alegre Metropolitana, que tem sede em Canoas, participarão da Comissão sobre o Status da Mulher 68, evento da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.
O evento acontece entre 11 e 22 de março e discutirá a situação de meninas e mulheres no mundo inteiro. As psicólogas Iracema Lourdes Peloso Gabardo, presidente da instituição, e Maria Helena Riquinho, diretora do Conselho de Bourd da Federação Soroptmist International of America, marcarão presença na primeira semana, quando acontecem os principais debates e oficinas.
“Seremos duas brasileiras compondo a delegação que representará 130 países”, diz Maria Helena. Ela comenta que nunca houve uma delegação tão grande de soroptmistas na ONU e que o clube internacional hoje conta com cinco federações, sendo a mais recente a da África, presentes em mais de 130 países.
Maior participação
“Foram eleitas 90 soroptmistas para estarem lá, entre as organizadoras e delegadas, como nós duas. Estamos muito felizes, porque a participação das soroptimistas aumentou na ONU”, afirma. Na oportunidade, as delegadas falarão sobre o que acontece com mulheres e meninas aqui do Brasil e também ouvirão sobre o que ocorre em outros países, desta forma, as entidades de diversas partes do mundo pensam e elaboram ações globais para construir o melhor para todas, não só em um estado ou país.
De acordo com Iracema, o tema prioritário desta edição é “acelerar a conquista da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, combatendo a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de gênero”. As duas representantes ainda estão recebendo dados de Organizações Não Governamentais e de órgãos públicos de todo o Brasil para apresentarem.
Mesmo sem adiantar dados, ela destaca que as realidades são diferentes nas regiões brasileiras e que a do Nordeste é a mais triste. Significado O termo soroptimista surge da fusão de palavras latinas: soro (irmã), e optima (ótima), e se traduz o sentido desse neologismo como “melhor para as mulheres”.
Soroptimista solicita dados
A presidente do Clube Soroptimista Internacional de Porto Alegre Metropolitana, Iracema Lourdes Peloso Gabardo, e a diretora do Conselho de Bourd da Federação Soroptmist International of America, Maria Helena Riquinho, estão finalizando os dados sobre a atual situação das meninas e mulheres brasileiras.
“Solicitamos às instituições e órgãos públicos que trabalham com mulheres e meninas, de Canoas e do de todo o País, que nos enviem dados, pois queremos ser a voz global”, ressalta Maria Helena, informando os telefones para contato: (51) 98122-1004 e (51) 99315-3777.
Educação é o foco
O Clube Soroptimista reúne 16 mulheres que trabalham com projetos voltados para a preparação de meninas, a partir dos 14 anos, e de mulheres de baixa renda para o mercado de trabalho. Esse grupo de mulheres paga uma mensalidade anual, destinada para a sede nos Estados Unidos, onde os projetos são aprovados. Com a aprovação, a verba vem para o Brasil em dólar. A educação é o norte de todos os programas e projetos.