EDUCAÇÃO
Canoas retoma aulas em 11 escolas de educação infantil
Das 39 Escolas Municipais de Educação Infantil, oito seguem fechadas
Última atualização: 15/08/2024 17:41
Crianças voltaram às salas de aula em mais 11 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Canoas nesta quinta-feira (15). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), as escolas agora reabertas passaram por limpeza e recuperação das estruturas para receber alunos. Com essa retomada, são 31 Emeis em funcionamento no Município. Outras oito escolas seguem fechadas.
Dessas, cinco escolas vão retornar às atividades ainda em agosto. As Emeis Gilda Schiavon e Mãe Augusta reabrem no mês de setembro. A Emei Ledevino Piccinini não tem previsão de retorno.
Segundo a SME, chefiada por Aristeu Ismailow, crianças dessas três escolas participarão das atividades de ensino em outras Emeis em um primeiro momento, nos bairros Fátima, Rio Branco, Harmonia e Mathias Velho. O local de realocação é designado de acordo com disponibilidade de vagas e escolha das famílias. Até o momento, 125 responsáveis de alunos das três escolas solicitaram a transferência temporária junto à Central de Vagas.
Para encaminhar a realocação de alunos que estudem nessas três escolas, pais ou responsáveis devem comparecer à Central de Vagas funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, na sede da SME (rua Monte Castelo, 340).
Apenas uma Emef não retornou
Das 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Canoas, 43 já voltaram a receber alunos. A Emef Ceará, que fica no bairro Mathias Velho, não retornou, e os alunos foram realojados em outras instituições de ensino.
Retorno aguardado por famílias e professores
A Emei Nilton Leal Maria, no bairro Harmonia, recomeçou as atividades nesta quinta (15). Oito turmas de alunos voltaram a circular pelas salas de aula e pátio da escola.
"Foi uma manhã de muitos sorrisos dos alunos e das famílias. Eles estavam com saudades, ansiosos para voltar", conta a diretora Gabriela Valim. "Nem todas as famílias voltaram porque avisamos do retorno ontem e algumas ainda estão se ajustando", afirma.
A escola estava fechada para os alunos desde 2 de maio. Em junho, quando foi possível fazer a primeira limpeza dos espaços, a Emei passou a servir de ponto para recebimento de doações. Além de brinquedos distribuídos para as crianças do bairro, a Emei recebeu materiais escolares para poder voltar às atividades. A próxima etapa é finalizar a pintura da parte externa da escola. "Faltam apenas alguns ajustes, mas são coisas que podem ser feitas com a escola aberta", explica a diretora.
"Estávamos sonhando com o retorno, foram muitos dias longe", diz a professora Tamara Xavier.