O município de Canoas deve receber um repasse de recursos dentro do Programa Emergencial de Manejo da População de Cães e Gatos em Abrigos, do Governo do Estado. O convênio, assinado no dia 18 de dezembro, garante montante de R$ 1.049.250,60 para cuidados diários de animais em situação de vulnerabilidade. A iniciativa tem foco nos cães e gatos que foram afetados pelo desastre climático de maio.
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
De acordo com a Prefeitura de Canoas, a cidade é a primeira a cumprir com o trâmite do programa. Ainda segundo a administração, os valores podem ser aplicados na alimentação, nos abrigos e lares temporários ou repassados para pessoas físicas e entidades que cuidam dos animais.
No município, todos os animais que aguardam por adoção se encontram castrados, vacinados e microchipados. Aqueles que ainda são muito filhotes para a esterilização, já saem com a data agendada para o procedimento. Atualmente, são cerca de 800 animais que ainda aguardam por uma família.
Segundo a secretária de Bem-Estar Animal, Fabiane Borba, os processos foram agilizados para que os recursos estivessem disponíveis o mais rápido possível. “Este é um valor fundamental para auxiliar o trabalho que fazemos com os animais. Queremos sempre que todos tenham a chance de ter um lar, mas enquanto eles aguardam por adoção, precisamos garantir o melhor atendimento possível nos abrigos”, afirma.
“Conseguimos R$ 1 milhão e já estamos deixando assinando para a próxima gestão executar. É um valor que vem para ajudar bastante. São animais que estão aqui na secretaria, no abrigo Palmira Gobbi e em albergues externos”, completa.
O programa estadual foi lançado em agosto pelo governo estadual. A iniciativa direciona recursos financeiros aos municípios em calamidade pública baseado na quantidade de animais acolhidos. A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) é a pasta responsável pelo projeto.
Atendimento segue
Nesta reta final de ano e de governo, a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) funciona normalmente na segunda-feira (30). Já na terça (31) e quarta-feira (1º), o atendimento será das 8 às 23 horas para casos de urgência e emergência. A assistência retoma normalmente no dia 02 de janeiro a cargo da nova gestão.
“Nós trabalhamos até o dia 31 de dezembro. A partir do dia 1º de janeiro, terá uma nova equipe. Temos cargos terceirizados e concursados. Os animais não vão ficar desassistidos.
As adoções ainda podem ser realizadas na segunda-feira, mediante apresentação de documento com foto, comprovante de residência, preenchimento de formulário e entrevista. A pasta recomenda que os interessados em adotar tenham condições de manter e cuidar dos animais.
Durante o final de ano e no verão casos de abandono de animais acontecem com mais frequência. “O que nós observamos nesses meses de férias é a queda no número de adoções e muitas devoluções. A situação de abandono também é muito observada”, relata Fabiane.
Quem não interesse em adotar, mas se preocupa com o bem-estar dos animais pode ficar atento a proibição de soltura e queima de fogos de artifício e outros artefatos com alto nível de ruído (acima de cem decibéis a cem metros de distância). A prática é proibida pela Lei n° 5.366/2019 em todo o Estado e pela Lei nº 6218/2018 no município.
Balanço positivo
“Nós temos dados muito positivos”, destaca a secretária do Bem-Estar Animal, Fabiane Borba. Durante o período que esteve à frente da pasta, o atendimento veterinário foi ampliado, sendo 24 mil cirurgias de castração; 6.500 cirurgias não eletivas, incluindo procedimentos ortopédicos; e quimioterapia. O órgão também contabiliza 70 atendimentos diários e 1.690 adoções de cavalos, cães e gatos.
Fabiane também ressalta a atuação envolvendo os cavalos. “Foram 335 equinos resgatados de maus tratos e também conseguimos ter o fim das carroças. Não foi simplesmente acabar, houve um trabalho para dar vida nova às famílias.”
“Nós chegamos aqui e tínhamos uma estrutura precária. Agora, entregamos uma área completa e reformada, seja a parte da administração, seja a dos animais. Nós demos um salto no atendimento veterinário, em qualidade e quantidade”, aponta.
Junto com os atendimentos, a SMBEA também ajudou a desenvolver o Código Municipal de Proteção Animal. O texto foi aprovado pela Câmara dos Vereadores em setembro e sancionado pela Prefeitura de Canoas em outubro.
LEIA TAMBÉM