PPP DA ILUMINAÇÃO
Canoas projeta mais de 10 mil lâmpadas de LED até dezembro
Cronograma de modernização dos 30 mil pontos de luz foi prorrogado até maio
Última atualização: 23/11/2024 14:12
Com a promessa de substituir 100% das lâmpadas de vapor de sódio para LED, o cronograma de modernização dos mais de 30 mil pontos de iluminação de Canoas sofreu alterações. A conclusão inicialmente estimada para ocorrer em fevereiro do próximo ano foi estendida para até maio de 2025. Até o momento, o serviço de troca foi realizado em mais de 6 mil pontos.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.
Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a enchente de maio é o principal motivo para a mudança no calendário execução da IP Canoas Concessionária Iluminação Pública S.A, responsável pelo serviço por meio da Parceria Público Privada (PPP) com a Prefeitura de Canoas.
"O prédio da concessionária foi diretamente atingido no bairro Harmonia. Houve perda de materiais e equipamentos. Isso retardou o avanço das fases de modernização. Tivemos o início dos trabalhos em agosto", afirma o titular da pasta, Lucas Lacerda.
Firmado em setembro de 2023, o contrato da PPP possui validade de 24 anos. A assinatura da ordem de serviço ocorreu em fevereiro deste ano e previa o início da substituição das lâmpadas para o fim de abril.
"A primeira etapa será concluída até o dia 16 dezembro. Ela contemplará 100% dos bairros Mathias Velho, Guajuviras, Igara, São José e São Luís. Totalizando 10.300 pontos com LED, o equivalente a 30% dos postes da cidade."
Dividido em três eixos, o segundo marco contempla os bairros Rio Branco, Niterói, Fátima e Nossa Senhora das Graças, totalizando mais 10.300 pontos de iluminação. O início do serviço está previsto para 17 de dezembro e possui o prazo de três meses para a finalização.
A terceira e última fase inclui os bairros Estância Velha, Harmonia, Mato Grande, Olaria e Centro.
"Para cada etapa, estipulamos a substituição de 10.300 lâmpadas. No novo cronograma, o último eixo tem previsão de início no mês de março e conclusão em maio", ressalta Lacerda.
Concessão
O valor total do contrato, firmado por 24 anos, foi de R$ 137.320.993,85, sendo a contraprestação mensal máxima de R$ 486.718,00 para o pagamento realizado pela Prefeitura para a IP Canoas. A concessão administrativa prevê a execução de obras e prestação de serviços relativos à modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública da cidade.
"A Prefeitura é responsável por realizar o pagamento, mas os recursos são provenientes da tarifa de iluminação pública cobrada na conta de energia elétrica, ou seja, não são recursos do caixa", explica o titular de Serviços Urbanos.
O Consórcio da IP Canoas é composto pelas empresas Fortnort, GCE S.A, Seven Engenharia e Consultoria, RH Engenharia, Henerge, STE e também Expresso Charqueadas.
Economia e eficiência
De acordo com o secretário, a mudança para LEDs representará uma redução de 30 a 40% na tarifa de iluminação pública. Além da economia financeira, Lacerda destaca o aumento da durabilidade e da eficiência.
"A iluminação é melhor e as lâmpadas terão garantia de cinco anos, ou seja, se durante esse período houver qualquer problema, a substituição será sem custo."
Demandas e prazos de atendimento da população
Em fevereiro de 2024, segundo dados do IP Canoas, o Município possuía cerca de 3.000 pontos apagados, o equivalente a 10%.
"Isso foi superado. Atualmente, os chamados representam entre 60 a 80 pedidos por semana", salienta Lacerda.
Conforme a IP Canoas, os prazos dos pedidos feitos pelo aplicativo possuem três níveis. Demandas em vias locais, o prazo é de 48 horas, já para vias de maior fluxo, o prazo estabelecido é de 24 horas, e para chamados emergenciais, seis horas.
Aplicativo
Para facilitar o atendimento, a concessionária possui o aplicativo "Ilumina Canoas", disponível para aparelhos com sistema Android e IOS, na Google Play e Apple Store, respectivamente. A partir da ferramenta, os canoenses podem protocolar as demandas sobre a iluminação pública, como a troca e a manutenção de luminárias em postes devias, parques e monumentos.
O aplicativo "Ilumina Canoas" integra o sistema de telegestão, com o monitoramento por meio de um Centro de Controle e Operação (CCO).