abc+

PPP DA ILUMINAÇÃO

Canoas projeta mais de 10 mil lâmpadas de LED até dezembro

Cronograma de modernização dos 30 mil pontos de luz foi prorrogado até maio

Taís Forgearini
Publicado em: 23/11/2024 às 14h:11 Última atualização: 23/11/2024 às 14h:12
Publicidade

Com a promessa de substituir 100% das lâmpadas de vapor de sódio para LED, o cronograma de modernização dos mais de 30 mil pontos de iluminação de Canoas sofreu alterações. A conclusão inicialmente estimada para ocorrer em fevereiro do próximo ano foi estendida para até maio de 2025. Até o momento, o serviço de troca foi realizado em mais de 6 mil pontos.

Primeira etapa contempla 10.300 postes em cinco bairros



Primeira etapa contempla 10.300 postes em cinco bairros

Foto: Paulo Pires/GES

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a enchente de maio é o principal motivo para a mudança no calendário execução da IP Canoas Concessionária Iluminação Pública S.A, responsável pelo serviço por meio da Parceria Público Privada (PPP) com a Prefeitura de Canoas.

“O prédio da concessionária foi diretamente atingido no bairro Harmonia. Houve perda de materiais e equipamentos. Isso retardou o avanço das fases de modernização. Tivemos o início dos trabalhos em agosto”, afirma o titular da pasta, Lucas Lacerda.

Firmado em setembro de 2023, o contrato da PPP possui validade de 24 anos. A assinatura da ordem de serviço ocorreu em fevereiro deste ano e previa o início da substituição das lâmpadas para o fim de abril.

“A primeira etapa será concluída até o dia 16 dezembro. Ela contemplará 100% dos bairros Mathias Velho, Guajuviras, Igara, São José e São Luís. Totalizando 10.300 pontos com LED, o equivalente a 30% dos postes da cidade.”

Dividido em três eixos, o segundo marco contempla os bairros Rio Branco, Niterói, Fátima e Nossa Senhora das Graças, totalizando mais 10.300 pontos de iluminação. O início do serviço está previsto para 17 de dezembro e possui o prazo de três meses para a finalização.

A terceira e última fase inclui os bairros Estância Velha, Harmonia, Mato Grande, Olaria e Centro.

“Para cada etapa, estipulamos a substituição de 10.300 lâmpadas. No novo cronograma, o último eixo tem previsão de início no mês de março e conclusão em maio”, ressalta Lacerda.

Concessão

O valor total do contrato, firmado por 24 anos, foi de R$ 137.320.993,85, sendo a contraprestação mensal máxima de R$ 486.718,00 para o pagamento realizado pela Prefeitura para a IP Canoas. A concessão administrativa prevê a execução de obras e prestação de serviços relativos à modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública da cidade.

“A Prefeitura é responsável por realizar o pagamento, mas os recursos são provenientes da tarifa de iluminação pública cobrada na conta de energia elétrica, ou seja, não são recursos do caixa”, explica o titular de Serviços Urbanos.

O Consórcio da IP Canoas é composto pelas empresas Fortnort, GCE S.A, Seven Engenharia e Consultoria, RH Engenharia, Henerge, STE e também Expresso Charqueadas.

Economia e eficiência

De acordo com o secretário, a mudança para LEDs representará uma redução de 30 a 40% na tarifa de iluminação pública. Além da economia financeira, Lacerda destaca o aumento da durabilidade e da eficiência.

“A iluminação é melhor e as lâmpadas terão garantia de cinco anos, ou seja, se durante esse período houver qualquer problema, a substituição será sem custo.”

Demandas e prazos de atendimento da população

Em fevereiro de 2024, segundo dados do IP Canoas, o Município possuía cerca de 3.000 pontos apagados, o equivalente a 10%.

“Isso foi superado. Atualmente, os chamados representam entre 60 a 80 pedidos por semana”, salienta Lacerda.

Conforme a IP Canoas, os prazos dos pedidos feitos pelo aplicativo possuem três níveis. Demandas em vias locais, o prazo é de 48 horas, já para vias de maior fluxo, o prazo estabelecido é de 24 horas, e para chamados emergenciais, seis horas.

Aplicativo

Para facilitar o atendimento, a concessionária possui o aplicativo “Ilumina Canoas“, disponível para aparelhos com sistema Android e IOS, na Google Play e Apple Store, respectivamente. A partir da ferramenta, os canoenses podem protocolar as demandas sobre a iluminação pública, como a troca e a manutenção de luminárias em postes devias, parques e monumentos.

O aplicativo “Ilumina Canoas” integra o sistema de telegestão, com o monitoramento por meio de um Centro de Controle e Operação (CCO).

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade