Segunda parte de uma trilogia sobre Canoas, o documentário em curta-metragem “Ensaios sobre uma cidade” será exibido no próximo dia 17, em uma atividade que integra o Dia Estadual do Patrimônio Cultural.
A programação inclui uma caminhada por prédios históricos de Canoas a partir das 16 horas, com saída em frente a Praça da Bandeira. A proposta é entender os diversos processos de formação da cidade.
A caminhada é estimada em cerca de uma hora e meia e será guiada por Airan Milititsky Aguiar, mestre em História e, atualmente, chefe de Unidade de Museu e Arquivo Histórico em Canoas.
Já por volta de 18 horas, ocorre a exibição de “Ensaios sobre uma cidade”. A obra reflete sobre como histórias podem ser preservadas e como narrativas moldam a memória, a percepção e o imaginário da cidade de Canoas.
O documentário tem 25 minutos e foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura – Pró-cultura RS FAC. Conta também com o apoio do Iecine, Arquivo Histórico de Canoas, Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva e Sesc Canoas.
Conforme o diretor e idealizador do projeto, Wander Zanon, o curta lembra a ditadura militar e o papel da Base Aérea em um período de grande turbulência não apenas no Brasil, mas, também, em Canoas.
“Em 61, militares da Base Aérea de Canoas impediram que avião F-8 Gloster Meteor decolasse e bombardeasse o Palácio Piratini, sede do Governo do Rio Grande do Sul”, esclarece. “No Palácio, ocorria uma mobilização que ficou conhecida como Campanha da Legalidade”.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags