Ampliação

Canoas conta com segundo posto do IGP para confecção de carteira de identidade

Serviço passa a ser disponibilizado também junto ao prédio do Procon, na Rua General Salustiano 142, no bairro Marechal Rondon

Publicado em: 18/06/2024 09:36
Última atualização: 18/06/2024 09:37

Canoas passa a contar com um segundo Posto de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP/RS) para a confecção de carteiras de identidade, de forma gratuita, no município. A instalação está funcionando junto ao prédio do Procon de Canoas (Rua General Salustiano, 142, bairro Marechal Rondon), oficialmente, desde esta segunda-feira (17), com a abertura da possibilidade de marcação de horário para o endereço no site do IGP.

Novo espaço atende à população desde a manhã desta segunda-feira (17) Foto: KELVIN OLIVEIRA/PMC

A estrutura, com dois guichês, possui expediente de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Os atendimentos agendados pela internet ocorrem entre 9 e 14 horas. Depois, os servidores passam a realizar encaixes de pessoas que procuram o serviço, por ordem de chegada. Idosos, pessoas com deficiência e gestantes possuem prioridade.

A ampliação do serviço é viabilizada por conta do convênio entre Prefeitura e Governo do Estado. Antes disso, a demanda era absorvida somente pelo posto no Centro de Acesso a Direitos – CAD (Rua Barão do Rio Branco, 91) do bairro Niterói. O espaço ainda recebe canoenses para a confecção do documento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Importância do serviço

O secretário de Segurança Pública de Canoas, delegado Guilherme Pacífico, destaca a importância da possibilidade de ampliar os atendimentos aos canoenses. “A instalação desse novo posto do IGP atende uma demanda crescente por expedição de carteiras de identidade. O Rio Grande do Sul é um dos estados pioneiros na implantação do novo modelo desse documento, que apresenta o número do CPF como novo número padrão para identidades de todos os brasileiros”, explica o secretário de Segurança Pública de Canoas, Guilherme Pacífico.

Segundo Pacífico, após a enchente de maio, a procura pela segunda via da identidade teve aumento significativo no município.

“Depois dessa catástrofe, onde milhares de pessoas perderam seus documentos, ter mais um posto de IGP na nossa cidade vai ajudar no enfrentamento a essa demanda gigantesca. Isso reforça a nossa questão cidadania, do trabalho da Secretaria de Segurança, que além do seu eixo de proteção policial, possui a questão de proteção social. Esse núcleo instalado no Procon, e o outro junto ao CAD, reforçam a nossa atenção à cidadania e à proteção social”.

Operação

O chefe da nova unidade do IGP em Canoas, Éder Godin, ressalta que o procedimento para obtenção da 1ª ou 2ª via da carteira de identidade exige o agendamento prévio na página do IGP/RS.

“É preciso marcar o atendimento pela internet e depois comparecer no dia e horário agendados com a certidão de nascimento ou de casamento original ou cópia autenticada. Sem isso, não conseguimos dar seguimento na nova identidade das pessoas. Ressalta que o serviço é gratuito e o agendamento ocorre das 9 às 14 horas. Após esse horário até o fim do turno, atendemos encaixes para pessoas acima de 60 anos, por ordem de chegada. Idosos, pessoas com deficiência, gestantes, etc. Não tendo muita procura por parte desse público, encaixamos as demais pessoas que procurarem, diretamente, o serviço, por não estarem conseguindo agendar, por dificuldades de acesso a Internet, ou outras dificuldades, nestes casos são até 15 senhas por dia”, explica.

Ainda segundo Godin, o agendamento pelo site garante mais comodidade e segurança de que será atendido na data e horário definidos. Mais informações pelo telefone: (51) 982552383.

Documentação necessária para 1ª e 2ª via:

Documentos com CPF;
Certidão original ou cópia autenticada (em bom estado de conservação, legível e sem rasuras);
Solteiros(as): Certidão de Nascimento;
Casado(as) ou viúvos(as): Certidão de casamento;
Divorciado: Certidão de casamento com averbação de divórcio no mesmo documento;
Estrangeiro: certidão de naturalização;
Não é necessário trazer foto.

Isenção de taxa

Não há cobrança para 1ª via. Confecção do novo modelo é isenta também. Maiores de 65 anos também não pagam. Baixa renda – isento mediante aprovação (trazer cadastro único ou NIS). Somente há cobrança de taxa para segunda via, no valor de R$90,75, com 30 dias úteis após o pagamento. Menor de 16 anos deverá estar acompanhado dos pais ou avós. Não é aceita certidão manuscrita. Agendamento pelo site do IGP sempre a partir das 8 horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas