PÓS-ENCHENTE

Canoas conclui primeira fase de limpeza das ruas

Operação cobriu todas as ruas dos bairros Rio Branco, Fátima e Mato Grande

Publicado em: 21/07/2024 18:38
Última atualização: 21/07/2024 18:44

A Prefeitura de Canoas concluiu, neste domingo (21), a primeira fase da limpeza dos bairros Rio Branco, Fátima e Mato Grande após a enchente que atingiu a cidade em maio. Essa etapa da Operação Limpeza tem o objetivo de percorrer todas as ruas no lado oeste de Canoas.

Resquícios de lixo serão alvo da segunda fase da operação Foto: Valentina Bressan/Especial

A Secretaria de Serviços Urbanos estima que, até o momento, 600 mil m³ de lixo tenham sido recolhidos, totalizando cerca de 320 mil toneladas de resíduos. Cerca de 300 km de ruas foram percorridos pela operação.

Agora, o foco é terminar a limpeza nos bairros Mathias Velho e Harmonia. Uma revisão das ruas do bairro São Luís também será feita. “A primeira passada dos caminhões em todo o lado oeste vai ocorrer até esta sexta”, afirma o secretário da pasta, Lucas Lacerda. “Depois vamos continuar limpando, mas com uma varredura regular da Secretaria, que chamamos de Choque de Limpeza”, comenta.

Morador do bairro Rio Branco há 27 anos, o motorista Jeferson Lucas, 48, varria a calçada de sua casa neste domingo. “Já faz 10 dias que a limpeza passou por aqui, mas os entulhos menores ficaram e estamos limpando”, comenta.

Pontos de transbordo são o próximo passo

A etapa seguinte da Operação Limpeza vai esvaziar os pontos de transbordo estabelecidos provisoriamente. Neste momento, estão abertos quatro locais com essa finalidade em Canoas.

O parque Eduardo Gomes parou de receber resíduos 7 de julho. “Nossa prioridade é esvaziar o Eduardo Gomes até o dia 15 de agosto”, afirma o secretário. “Todos os transbordos devem ser esvaziados até dia 15 de setembro”, garante.

Nova destinação para o lixo

Ponto de destinação do lixo recolhido em Canoas, o aterro São Judas Tadeu, em Gravataí, parou de receber resíduos nesse sábado (20). A pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o local só poderá voltar a receber entulhos uma vez que comprove adequação às normas ambientais.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, a suspensão não deve prejudicar o cronograma da Operação Limpeza em Canoas. “Nesta segunda vamos notificar o aterro para que eles disponibilizem outra área para colocar o material”, explica Lacerda. A estimativa é de que, até terça-feira, o aterro regularize a situação. “Caso isso não aconteça, vamos procurar outro ponto para descarte. Não temos compromisso com este aterro”, afirma o responsável pela pasta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas