abc+

Pesquisa

Canoas agora tem centro de pesquisas clínicas

Termo de parceria foi assinado com o Hospital Nossa Senhoras das Graças

Publicado em: 07/03/2024 às 10h:51 Última atualização: 07/03/2024 às 16h:37
Publicidade

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) terá o primeiro Centro de Pesquisas Clínicas da Região Metropolitana, que possibilitará aos pacientes do Sistema Único de Saúde e de convênios o acesso às mais modernas medicações e tratamentos, inicialmente na área da oncologia. Os médicos pesquisadores Gustavo Gossling e Gabriel dos Anjos estarão à frente das pesquisas que têm previsão de início em abril.

Termo de Cooperação foi assinado com o HNSG



Termo de Cooperação foi assinado com o HNSG

Foto: Vinícius Thormann/PMC

Gossling explica que esse trabalho possibilitará a realização de pesquisas com fármacos novos das mais variadas indústrias farmacêuticas. Embora o foco sejam as pesquisas oncológicas, o Centro também vai realizar pesquisas sobre doenças cardíacas, diabetes e vacinas.

“Com o Centro, tratamentos eficazes e inovadores estarão mais próximos da população”. O médico, que é pesquisador há mais de dez anos, explica que os medicamentos em estudo estarão na última fase de testes, que é a que antecede a comercialização.

O médico lembra que todos os pacientes que aderem às pesquisas são isentos de qualquer pagamento, inclusive de transporte para a casa de saúde. As primeiras pesquisas serão com pacientes com câncer de mama e de pulmão. “Os testes serão com medicamentos comprovadamente promissores, que não possuem comparativos no SUS”, destaca.

Conforme o diretor do HNSG, Juliano da Silva, o custo dos trabalhos será totalmente absorvido pelos laboratórios e pacientes de convênios também poderão se inscrever futuramente e os custos das operadoras também serão absorvidos. “Já temos pacientes interessados em participar da pesquisa, o que me surpreendeu”, comentou, dizendo que a iniciativa qualifica o hospital.

Assinatura

O Termo de Cooperação e Parceria com o Hospital Nossa Senhora das Graças, que vai sediar o primeiro polo de pesquisas da região metropolitana, além de Porto Alegre, foi assinado pelo prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, em 29 de fevereiro. “Ao abrigar o primeiro centro de pesquisas voltado ao combate do câncer na região, Canoas se posiciona como município referência em pesquisa e métodos modernos para o tratamento oncológico.

E sabemos que inovação na saúde significa mais condições de salvar vidas”, afirmou. Para o secretário de Saúde, Jurandir Maciel, o Centro de Pesquisa “mostra que o sistema de saúde começa a ter uma visão mais ampla para avançar no tratamento dos pacientes”. Os primeiros pacientes para o Centro de Pesquisas Clínicas do HNSG serão indicados pela equipe técnica, informa o diretor-geral do hospital, Juliano da Silva.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade