Que tal uma água de coco ou uma água mineral bem gelada para driblar esse calorão que não está dando trégua? Somente com muita hidratação fica minimamente confortável enfrentar as altas temperaturas dessa semana e sair às ruas para resolver as questões do dia a dia.
Foi com uma garrafinha de água na mão que a moradora do bairro Niterói, Natália Fagundes Mendonça, enfrentou o sol para ir ao Centro, nesta terça-feira (6), acompanhar o pai, Valdir César Mendonça, em uma consulta médica. Além da hidratação, ela conta que antes de sair de casa teve o cuidado de vestir roupas mais leves e proteger a pele com protetor solar.
“Esse calor está insuportável, se pudesse estávamos em casa, na frente do ventilador, mas tivermos que vir. Não está fácil enfrentar esses dias tão quentes. Lá em casa não temos ar-condicionado, só mesmo com muita água e muito banho gelado”, comentou, lembrando que sexta estará ainda mais quente, segundo previsões.
Já seu pai, se mostra mais conformado com a temperatura. “Se está quente, reclamam, se está frio, reclamam. Eu não reclamo. Faz parte. Aceito e não penso muito na temperatura para ficar mais fácil enfrentar”, afirmou Valdir.
O aposentado Antônio Sonntag também enfrentou o calor para pegar seus remédios na farmácia. Apesar do calor, ele acha bom sair de casa. “Moro aqui no Centro. Andei umas cinco quadras até aqui no Calçadão e agora sentei um pouquinho aqui na sombra para descansar, antes de pegar os remédios”
Calor intenso é bom para o vendedor de água coco
O calor é m bom negócio para o comerciante Antônio dos Santos, mas conhecido como Baiano. Há mais de 30 anos ele vende água de coco no Calçadão de Canoas. “Tenho vendido uma média de 80 cocos por dia e já cheguei e vender 120”, contou, acrescentando que permanece no local das 8 horas às 18 horas, de segunda-feira a sábado.
E quando o cansaço e o calor ficam insuportáveis, apesar da cadeira de praia e do guarda-sol, que acompanham o seu carrinho de vendas, ele aproveita do próprio produto para se hidratar. “Eu adoro uma água de coco”, diz Baiano, que é realmente nascido na Bahia, mas está em Canoas há alguma décadas.
Há seis meses trabalhando como entregador para duas lojas, Jean Cavalheiro não reclama do calor. Para driblar a temperatura alta ao carregar vária caixas, na rua, quando não suporta mais o calor, às vezes ele fica sem a camiseta, que só volta a vestir antes de entrar nas empresas. “Não reclamo. Passo um pouco de calor na rua, mas nas lojas tem água bem gelada e ar-condicionado”.
Sexta será dos dias mais quentes
De acordo com o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), a temperatura seguirá em alta ao longo desta semana no município com temperaturas que podem ter máximas de 40°C nos períodos da tarde. A previsão é que o dia de maior desconforto e risco para a população será a sexta-feira (9).
Segundo o Eclima, os meteorologistas advertem que as marcas previstas são registradas à sombra. Em caso de exposição direta ao sol o calor pode atingir níveis mais críticos. A recomendação é que os canoenses evitem a exposição direta aos raios solares entre 10 horas e 17 horas, usem protetor solar, optem por roupas leves e não esqueçam da hidratação.
A previsão para esta quinta (8) é de máxima de 38°C. A sexta (9) será com sol, temperaturas altas e calor escaldante. A mínima será de 24°Ce máxima de 39°C.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags