Visando estimular a doação, o Dia de Doar está sendo promovido em Canoas. Por meio da solidariedade, a campanha conecta organizações sociais, empresas, escolas e pessoas da sociedade civil em prol da arrecadação de alimentos não perecíveis e recursos para promover a segurança alimentar e nutricional das entidades conveniadas ao Banco de Alimentos da cidade. A ação iniciada em novembro segue até o dia 23 de dezembro.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.
Envolvida com trabalhos na área social há 20 anos, Márcia Anselmo apresentou a ideia do Dia de Doar, celebrado neste dia 3 de dezembro, para a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS) e a Parceiros Voluntários Canoas.
“A CICS e a Parceiros abraçaram a campanha. Todas as doações serão destinadas para o Banco de Alimentos Canoas. Estamos em busca de parceiros que possam ser pontos de coleta. O primeiro a aderir foi uma rede de supermercados”, destaca Márcia.
Atualmente, a ação possui dois pontos de arrecadação, o Banco de Alimentos, localizado na Rua Expedicionário, 182- Nossa Senhora das Graças – e o Macromix, situado na Liberdade, 1381 – Marechal Rondon.
“Queremos expandir para mais empresas, escolas que quiserem ser ponto de coletas também são bem-vindas. Quanto mais locais tivermos, maior será o número de doações. As instituições e pessoas que necessitarem de ajuda na logística, o Banco de Alimentos também realiza o recolhimento dos donativos.”
Além de alimentos não perecíveis, as doações podem ser feitas em dinheiro via Pix, por meio da chave bacdoacoes@gmail.com
“Todos os valores arrecadados serão repassados para a compra de comida para o Banco de Alimentos, que possui 20 entidades da cidade conveniada. Isso abrange cerca de 300 famílias, o equivalente a 1.200 pessoas. Há muitas campanhas de fim de ano, porém, no período de férias [janeiro e fevereiro], as doações reduzem significativamente. Por isso, os recursos arrecadados serão de grande ajuda para a continuidade dos trabalhos.”
Márcia frisa que a maioria das entidades conveniadas no Banco de Alimentos é de regiões afetadas pela enchente de maio. “A segurança alimentar foi prejudicada. A situação não passou, piorou após a enchente. São crianças e adultos que necessitam de ajuda através dessas entidades ligadas ao Banco de Alimentos”, finaliza.
Interessados em participar do Dia de Doar podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (51) 99343-1689, pelo e-maildoacanoas@gmail.com ou via Instagram @diadedoarcanoas.
LEIA TAMBÉM