16 DIAS DE ATIVISMO
Campanha conscientiza sobre a violência contra a mulher em Canoas
Ações pela cidade se estendem até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos
Última atualização: 26/11/2024 15:05
A conscientização sobre a violência contra as mulheres e as formas de denúncia são questões cada mais rotineiras em nossa sociedade. Mas até o dia 10 de dezembro, estas ações são reforçadas na campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, iniciada na segunda-feira (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Em Canoas, a Coordenadoria das Mulheres organiza uma programação com rodas de conversas e atendimentos especializados com o tema Entrelaçadas pelo Fim de Todo o Tipo de Violência contra as Mulheres. Nesta terça-feira (26), integrantes do Centro de Referência da Mulher (CRM) estiveram no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), no Centro, para falar com pessoas que estavam aguardando pela assistência de saúde.
Com o objetivo de fortalecer a rede de apoio e as estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres, a secretária especial da coordenadoria, Vani Piovesan, destaca a proposta de atuação da campanha. “Esse ano, estamos indo até os serviços, falar com o público que está aguardando atendimento e mostrar o nosso trabalho.”
Na entrada do SAE, a psicóloga Thanise Gonçalves e a educadora social Bruna Peixoto apresentaram os serviços oferecidos pelo CRM, como assistência social e psicológica, centro de abrigamento para as mulheres e Disque Mulher.
“Atendemos a partir dos 14 anos, sem limite de idade. Trabalhamos com o desejo das mulheres, com o que elas querem fazer. Vamos trabalhando aos pouquinhos para que ela entenda a situação de violência”, explica Thanise.
Essas informações serão levadas para outros espaços da cidade até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A campanha 16 Dias de Ativismo tem alcance nacional e internacional e ocorre desde 1991, iniciada pelo Centro para a Liderança Global das Mulheres.
“Os 16 dias têm o propósito de dar visibilidade, inclusive nos meios de comunicação. É uma pauta negativa, mas precisamos divulgar esses serviços. Mostrar que podemos viver sem violência”, afirma Vani.
Jardim ‘Para Sempre Elas’
Dentro da programação dos 16 Dias de Ativismo, as duas vítimas de feminicídio deste ano serão homenageadas na sexta-feira (29), a partir das 15 horas, na Casa Lilás. De acordo com a Prefeitura de Canoas, as famílias foram convidadas a participar da revitalização do local. Serão colocadas duas placas com o nome das vítimas no jardim.
Os dois casos de feminicídio foram registrados em Canoas nos dias 29 de outubro e 4 de novembro. Os dois crimes chocaram o município, que, em 2023, não havia registrado esse tipo de crime.
Serviço
Pessoas que conhecem alguém que esteja sofrendo e mulheres que se encontram em situação de violência podem procurar pelos canais de denúncia e locais de acolhimento.
Em situação de emergência: 190
Central de Atendimento à Mulher: 180
Disque Mulher 24 horas: (51) 99275-8146 - aceita chamada a cobrar e WhatsApp
Centro de Referência da Mulher: (51) 99275-8146 ou na Rua Siqueira Campos, 321 - Centro
Polícia Civil: (51) 98444-0606 - mensagem
Boletim de ocorrência no site da Delegacia de Polícia Online da Mulher
Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), na Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2.730, Marechal Rondon, ou em qualquer delegacia de polícia.
Programação dos 16 Dias de Ativismo em Canoas
27/11, 14 horas – Roda de conversa “Fortalecendo a rede de apoio e as estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres”
Local: Ambulatório T, Rua Araçá, 74
28/11, 17 horas – Se liga no Disque Mulher
Local: Estação Canoas da Trensurb
29/11, 15 horas – Jardim para Sempre Elas, na Casa Lilás
Local: Avenida Boqueirão, 2170
30/11, 8 horas – Atendimentos especializados
Local: Centro de Referência da Saúde da Mulher - Rua Brasil, 438
3/12, 16 horas – Roda de conversa “Fortalecendo a rede de apoio e as estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres”
Local: Centro de Acesso a Direitos Niterói - Rua Barão do Rio Branco, 91
4/12, 13 horas – Roda de conversa “Fortalecendo a Rede de Apoio e as Estratégias para o Enfrentamento da Violência contra as Mulheres”
Local: CAD Mathias Velho, reunindo também o CAD Rio Branco - Rua Santa Catarina esquina com a Rua Cruz Alta, 3060/3420
4/12, 14 horas – Roda de conversa “Violência contra as mulheres na terceira idade”,
Local: Associação da Horta Comunitária União dos Operários - Rua 18 de Novembro, 400
5/12, 14 horas – Peça FraudiBank: prevenção de golpes e fraudes financeiras contra a mulher idosa
Local: Auditório Multicultural La Salle, Avenida Victor Barreto, 2288
5/12, 18 horas – Divulgação do CRM Patrícia Esber
Local: entrada Castelinho da Unilasalle.
6/12, 9 horas – Roda de conversa “Fortalecendo a rede de apoio e as estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres”
Local: CAD Guajuviras - Avenida Dezessete de Abril, 1110
10/12, 14 horas – Encerramento com apresentação do CRM e CRAM
Local: Auditório Bordo La Salle (Avenida Victor Barreto, 2288)