abc+

TRANSPORTE PÚBLICO

Câmara Municipal aprova projeto de lei que concede passe livre nos ônibus durante período de calamidade

Proposta foi aprovada por unanimidade em sessão extraordinária nesta quinta-feira (1º)

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 01/08/2024 às 13h:07 Última atualização: 01/08/2024 às 13h:58
Publicidade

A Câmara Municipal de Canoas aprovou, durante sessão extraordinária ocorrida na manhã desta quinta-feira (1º), o Projeto de Lei Nº28/2024, que trata da concessão de subsídio no transporte coletivo do Município.

Câmara aprovou projeto de lei por unanimidade em sessão extraordinária



Câmara aprovou projeto de lei por unanimidade em sessão extraordinária

Foto: Mariane Silva

A medida foi proposta como resposta ao Estado de Calamidade Pública declarado em virtude das fortes chuvas que afetaram a cidade em maio. O subsídio será disponibilizado enquanto durar o decreto de situação de calamidade em Canoas, que estará vigente até o dia 2 de novembro deste ano. O projeto foi apresentado pelo executivo e aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão.

A lei permite ao Município conceder subsídios tarifários ao serviço de transporte público coletivo de passageiros, a fim de facilitar o acesso da população a esse serviço. O subsídio deve ser concedido diretamente à concessionária de transporte público, com base no número de usuários do serviço e no valor da tarifa técnica a ser fixado por decreto do Poder Executivo Municipal. 

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) será responsável pelo acompanhamento e fiscalização do cumprimento das disposições da lei. O financiamento do subsídio será realizado mediante abertura de crédito adicional suplementar na Lei Orçamentária de 2024, utilizando recursos do Fundo Livre.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade