POLÍTICA

Câmara dá posse a Nedy de Vargas Marques como prefeito de Canoas; veja o que ele disse

Nedy volta a assumir o governo municipal por afastamento de Jairo Jorge determinado pela Justiça Federal

Publicado em: 19/12/2023 21:48
Última atualização: 19/12/2023 22:59

O advogado e vice-prefeito eleito Nedy de Vargas Marques, de 73 anos, assumiu novamente a Prefeitura de Canoas. A posse foi em uma sessão especial da Câmara de Vereadores na noite desta terça-feira (19), amparada por decisão judicial. Após a sessão ele foi até o Paço Municipal e assinou o livro-ata do Executivo.

Jairo foi afastado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no último dia 23, no âmbito da Operação Copa Livre, desencadeada pelo Ministério Público gaúcho mas que acabou passando para a alçada da Justiça Federal. A operação investiga desvio de recursos e fraude em licitações. Jairo Jorge nega irregularidades.


Nedy de Vargas Marques assume a Prefeitura de Canoas Foto: Bruna Ourique

Como Nedy estava hospitalizado em Porto Alegre quando Jairo foi afastado, o presidente da Câmara, Cris Moraes (PV), acabou assumindo como prefeito interino. Nesta terça-feira ele está em Brasília tratando de assuntos do município. A tendência é que a ala política ligada a Jairo, da qual Cris faz parte, tente algum remédio judicial para evitar que Nedy fique no cargo.

Como foi a posse

Nedy de Vargas Marques fez um discurso rápido, porém forte. Foi aplaudido de pé pela plateia que lotou o plenário da Câmara canoense. Embora tenha saído de um longo tratamento cardíaco, se emocionou e falou alto ao microfone. "Estou acometido por forte emoção", admitiu.

O prefeito anunciou que vai pedir imediatamente que a Câmara autorize a abertura de uma sindicância para apurar "onde foi parar o dinheiro de Canoas". "O público precisa saber aonde foi o dinheiro nos últimos dois anos", argumentou.

O plano de abrir uma sindicância veio acompanhado de um pedido de união entre Prefeitura e Legislativo. "Temos que nos unir. A população precisa muito de nós", disse Nedy. "De mãos dadas, independente de partido político, precisamos nos unir", repetiu.

Sem citar o nome de Jairo Jorge, seu antigo aliado, Nedy atacou o prefeito afastado. "Estou assumindo pela terceira vez em consequência de ato de corrupção do cidadão que se elegeu como titular. É duro, mas tenho que dizer a verdade", frisou.

Nedy falou ainda em prisão para "os corruptos" e criticou "ingratos que botaram o dinheiro do povo no bolso". Adiantou que "enquanto estiver como prefeito, quero dar tudo de mim, trabalhando como sempre trabalhei". Nedy de Vargas Marques ainda elogiou o trabalho do Ministério Público, da Polícia e do Judiciário na apuração de supostas irregularidades em Canoas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas