Nesta terça-feira (12), Dia Mundial do Hip Hop, a Praça da Bandeira (Rua Cel. Vicente), a partir das 19 horas, se tornará palco de batalhas de rimas com artistas locais e da região. A ação faz parte da programação da 9ª Semana do Hip Hop, que integra o calendário de eventos do Município.
ENTRE NA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.
“A cena segue viva na cidade. Hoje, no Brasil, o hip hop é “pop”. Aqui, em Canoas, continuamos na batalha para cada vez mais ganhar espaço. Eventos como a Semana Hip Hop ajudam a levar para mais pessoas a música e a cultura”, salienta o rapper e coordenador do colegiado do Hip Hop de Canoas, Thymen Dus Bang.
A batalha de rimas na Praça da Bandeira será dividida em três categorias: batalha clandestina, batalha da Mathiaca e batalha GVS.
“Nesta edição, a programação ficou concentrada na área central da cidade. Infelizmente, devido a tudo que aconteceu nos bairros da região oeste, não foi possível ter atividades nos quatro quadrantes do município. As comunidades ainda estão se recuperando, a segurança também é outro ponto que necessita de atenção ao se fazer um evento.”
Thymen destaca o desejo de retorno da Semana do Hip Hop para o interior dos bairros.
“Vamos lutar para a próxima edição ser levada até mais pessoas. O hip hop possui uma forte presença em regiões extremamente populosas, Mathias Velho e Guajuviras são exemplos de uma cena em constante crescimento.”
Membro do colegiado e organizador da 9ª Semana do Hip Hop, o rapper Muka denomina como promissora a renovação da música e cultura.
“A juventude tem demonstrado interesse no hip hop. Os frutos são colhidos quando há políticas públicas. Para fazer chegar a mais jovens, é essencial que haja apoio e recursos para isso. Na minha opinião, ainda temos um longo caminho de avanços pela frente. Estamos esperançosos e seguiremos cobrando.”
Programação aberta
A programação da 9ª Semana do Hip Hop segue até sexta-feira (15). O evento é organizado pelo colegiado do Hip Hop de Canoas, e possui apoio da Prefeitura, do Sesc Canoas e do Museu do Hip Hop de Porto Alegre.
Na quinta-feira (14), a partir das 17 horas, é a vez das gurias, com o Rolê das Minas, no Calçadão. A ação também contará com shows de rap, DJ, grafite e breaking.
O encerramento ocorre no feriado da Proclamação da República, a partir das 9 horas, no Parque Eduardo Gomes. O público poderá prestigiar shows de rap e apresentações de grafite, breaking e skate.
LEIA TAMBÉM