Com balões e fitas pretas e amarelas, as lojas de rua, galerias e shoppings de Canoas se enfeitam para oferecer descontos e fazer promoções especiais para os clientes na Black Friday. A já tradicional data cai na última sexta-feira do mês, 29 de novembro. Mas alguns estabelecimentos já transformaram em Black Week ou Black November para atrair os consumidores.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Canoas, Éverton Netto, a data é uma possibilidade de antecipar as compras de presentes de Natal. “A Black Friday coincide com a primeira parcela do 13° salário e as famílias ainda têm o fôlego dos auxílios recebidos. Tudo isso soma no orçamento”, explica. As vendas devem aumentar 20% neste período de promoções antes do feriado em dezembro, calcula Netto.
Ainda de acordo com a entidade, o Natal deve seguir os mesmos passos da Black Friday, mas com algumas particularidades devido às enchentes. “O ticket médio deve reduzir esse ano, mas os clientes podem comprar um número maior de presentes. Depois do que aconteceu, elas podem querer agradar mais pessoas”, analisa o presidente da CDL.
A pesquisa do perfil do consumidor, que ajuda os 450 associados da CDL Canoas a elaborar estratégias de vendas, deve ser divulgada na primeira quinzena de dezembro.
Nas lojas
A data é muito esperada pelos consumidores, comenta o gerente de uma loja de eletrônicos no Calçadão de Canoas, Lucas Gabriel Martins. “A Black Friday sempre atrai mais clientes. Eles esperam, seguram o dinheiro, para pagar menos”, diz. “Eu vejo isso acontecer principalmente se for para dar de presente”, completa.
O aumento no movimento também foi observado pela gerente de uma loja de produtos naturais no Centro, Fátima Aroche. “A expectativa com a data é sempre muito boa porque realmente aumenta as vendas. Além do nosso movimento normal, aumenta o fluxo de clientes, no mínimo uns 40% a mais”, afirma.
O estabelecimento, decorado com as cores da promoção, seleciona quais itens recebem desconto. “Fazemos um mix de produtos, colocamos os mais vendidos, alguns novos que estão entrando no mercado e aqueles da nossa marca também”, indica a gerente.
Quem aproveitou as promoções da Black Friday pela primeira vez foi a dona de casa Gladys Portuguez, 70 anos. “Achei muito bom os preços. Estou levando bastante frutas secas e sementes. Agora, vou ao shopping ver se tem mais promoções”, comenta.
Cuidado com o orçamento
As promoções chamam a atenção, mas é preciso ter calma na hora de comprar, como alerta o presidente da CDL Canoas, Éverton Netto. “É preciso manter o equilíbrio das contas ainda mais agora que os gastos aumentaram após as enchentes. Antes de ter novos compromissos, o consumidor precisa renegociar suas dívidas.”
Quem está inadimplente pode renegociar suas dívidas com o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) Boa Vista de forma online pelo site. Os consumidores também podem participar do Feirão Limpa Nome da Serasa de forma online ou nas agências dos Correios até o dia 29 de novembro.
LEIA TAMBÉM