CERIMÔNIA MILITAR
Base Áerea de Canoas tem troca de comando
O tenente-coronel Thiago Romanelli Rodrigues assumiu o cargo
Última atualização: 12/01/2024 16:26
A Base Aérea de Canoas está sob novo comando. O tenente-coronel Thiago Romanelli Rodrigues assumiu o cargo durante uma cerimônia militar realizada nesta sexta-feira, 12, na Base Aérea. Ele substitui o coronel aviador Marcelo Zampier Bussmann.
Neste momento importante na carreira dos oficiais, o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, agradeceu a dedicação do antigo comandante e deu as boas-vindas ao oficial recém-chegado.
O comandante da Aeronáutica, ao agradecer a presença de autoridades, destacou a presença do prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques, e do O Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero. Ao prefeito ele lembrou que a Base Aérea de Canoas completará 80 anos no mês de agosto.
Em seu discurso de despedida, Busmann falou da felicidade e da honra de ter sido escolhido pelo alto comando da Aeronáutica, para comandar a Base Aérea de Canoas. Elogiou a dedicação e o comprometimento do efetivo durante os dois anos do trabalho realizado em prol da Base Aérea de Canoas. Falou dos desafios que enfrentou, por carência da infraestrutura, pelas demandas e a limitação de pessoal. “Foi um trabalho de todos recuperar essa infraestrutura”, destacou, mencionando que processos operacionais e administrativos foram revistos.
Que é o novo comandante
O piloto gaúcho, tenente-coronel Thiago Romanelli Rodrigues, que começou carreira aos 18 anos e possui sete condecorações nacionais, já atuou no 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação, conhecido como Esquadrão Pampa, da Força Aérea Brasileira (FAB), entre 2019 e 2021.
Mais recentemente, Romanelli trabalhou no planejamento estratégico da FAB, em Brasília. Ocupou o cargo de secretário-assistente do comandante da Aeronáutica e foi chefe da Seção de Cerimonial do Gabinete do Comando da Aeronáutica (GABAER).
Natural de Porto alegre, o oficial tem experiência de 2.200 horas de vôo, sendo 2.000 em aeronaves de caça.
Romanelli tem formação em Gestão Pública, pós-graduação em Recursos Humanos, além dos cursos de Formação de Oficiais Aviadores (AFA), de Aperfeiçoamento de Oficiais (EOEA) e de Comando e Estado-Maior (ECEMAR). Na área operacional, tem cursos de Tática Aérea, de Líder de Esquadrilha de Caça (3o/3o Gav) e de Planejamento de Missões Aéreas Compostas (GITE), entre outros.