Em 21 de março foi celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down e para marcar a data, nada melhor que uma festa. Por iniciativa da fotógrafa Mari Schmitt, que trabalha com jovens e adultos com a deficiência intelectual há oito anos, a festa aconteceu. “Eu me inspirei na data que se comemora hoje [ontem] para fazer essa festinha, a BalaDown.”
O evento aconteceu no salão de festas do condomínio da fotógrafa. “As famílias levaram comidas e bebidas e conseguimos dois DJs voluntários, o Paulo César e Rafael Chelick. Eles fizeram também um show de luzes.” Segundo Mari, essa é a primeira BalaDown de Canoas. “Tenho muitos amigos e amigas com a síndrome. O espaço de festa é para todos”, conta.
Vera Lúcia Moreira é mãe da jovem Natália, de 22 anos. “Ela já acompanha a Mari há 8 anos, com as sessões de fotos, e ficou muito animada para a festa”, afirma.
Maura Reis dos Santos também levou o filho para sua primeira festa.
Ela é mãe do jovem Leonardo Santos Trindade, 25 anos. “Ele já participou de diversos outros projetos da Mari, já foi inclusive o Luan Santana em uma sessão de fotos.” Para Maura, a festa mostra a beleza onde pessoas só enxergam a deficiência. “O Leonardo é tão capaz como qualquer outra pessoa. São seres humanos”, completa.
LEIA TAMBÉM