Trânsito
Avenida Santos Ferreira é a campeã dos acidentes com feridos em 2024
Foram 90 colisões e 44 pessoas feridas, conforme apontamento da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) de Canoas
Última atualização: 23/08/2024 08:04
O acidente que aconteceu na madrugada do último sábado (17), vitimando um jovem de 22 anos, foi registrado em uma das vias mais violentas de Canoas, segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) de Canoas.
Por meio do Escritório de Comunicação, a Prefeitura de Canoas apresentou os números com as dez vias mais perigosas da cidade. Embora a Santos Ferreira seja a terceira da lista, com 90 acidentes, foi a que registrou mais lesões. Foram 44 pessoas feridas.
No ranking da violência no trânsito, em números de acidentes, a Avenida Santos Ferreira vem logo após a Avenida Getúlio Vargas, com 131 acidentes, e Avenida Boqueirão, que teve 123 colisões anotadas de janeiro a agosto deste ano.
Já no que diz respeito aos acidentes com colisões, a Avenida Boqueirão continua em segundo lugar, com 31 feridos, no entanto, a Rua Florianópolis, no bairro Mathias Velho, assume o terceiro lugar com 24 pessoas feridas.
Planejamento
Visando conter a violência na Avenida Santos Ferreira, a Secretaria de Transportes e Mobilidade anunciou, na segunda-feira (19), que está implementando um plano abrangente para enfrentar o problema dos acidentes de trânsito.
Para garantir que as ações sejam contínuas e o histórico de dados seja preservado, está sendo desenvolvido um Observatório de Trânsito, que permitirá a continuidade do trabalho e a manutenção das informações, independentemente de mudanças nos órgãos responsáveis.
Nos últimos cinco anos, a Santos Ferreira tem sido um ponto crítico, conforme análise da Secretaria, com uma alta incidência de acidentes, especialmente em cruzamentos e entre a noite e a madrugada.
Acidentes noite adentro
Estudos da Secretaria de Transportes e Mobilidade indicam que 40% dos sinistros ocorrem em dez segmentos específicos da cidade, e uma parte significativa dos acidentes fatais ocorre entre 22 horas e 4 horas. Os principais fatores identificados incluem excesso de velocidade, consumo de álcool e desrespeito à sinalização.
O Município, defende a Prefeitura de Canoas, está empenhado em reduzir a quantidade de acidentes nas vias públicas. Para isso, são desenvolvidos programas de educação no trânsito, a intensificação da fiscalização em áreas e horários de maior incidência e ações de prevenção e conscientização com jovens motoristas.
Vias com maiores números de acidentes:
1. Avenida Getúlio Vargas – 131
2. Avenida Boqueirão – 123
3. Avenida Santos Ferreira – 90
4. Rua Açucena – 42
5. Avenida Guilherme Schell – 39
6. Avenida Rio Grande do Sul – 30
7. Rua Venâncio Aires – 19
8. Rua Florianópolis - 16
9. Rua República – 14
10. Avenida Irineu Carvalho Braga – 8
Vias com mais acidentes com lesões:
1. Avenida Santos Ferreira – 44
2. Avenida Boqueirão – 31
3. Rua Florianópolis – 24
4. Avenida Irineu Carvalho Braga – 17
5. Avenida Getúlio Vargas – 17
6. Avenida Rio Grande do Sul – 16
7. Rua Venâncio Aires - 13
8. Rua Açucena – 11
9. Avenida Guilherme Schell – 9
10. Rua República – 5