PREJUÍZOS
Avaliação das perdas de centros culturais é concluída pela Secretaria Municipal de Cultura
Estudo técnico levantou estimativa de R$2,3 milhões em perdas nos equipamentos culturais
Última atualização: 24/06/2024 13:44
A Secretaria Municipal de Cultura de Canoas produziu um estudo técnico com a avaliação dos prejuízos dos centros culturais atingidos pelas fortes chuvas e pela enchente em maio.
O material reúne informações sobre os danos em equipamentos culturais públicos avariados, a quantidade de itens danificados, os tipos de reparos necessários e o número de móveis e utensílios que terão de ser repostos.
O valor estimado pelo munícipio é de R$ 2,3 milhões. A meta é obter recursos junto à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e ao Ministério da Cultura.
Foram registradas avarias em telhados, salas, teatros e auditórios, acervos bibliográficos e literários, salas de cinema, peças de museus, camarins, palcos multiso, pisos, além do surgimento de rachaduras nas estruturas dos prédios atingidos pelas inundações.
“Queremos que as pessoas se engajem para recuperarmos esses espaços fundamentais, que contam para as gerações futuras a história dessa cidade. São ambientes de cultura, de aprendizado de disponibilização de acervos valiosíssimos para a população. Peço que os demais entes da federação nos apoiem nessa reconsrução dos espaços culturais de Canoas”, afirma o secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco.