A Associação Pestalozzi de Canoas oportuniza, desde 2017, a inserção de jovens com deficiência no mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz. Os alunos participam de aulas teóricas e são empregados em vagas administrativas ou no setor do varejo.
“O objetivo é incluir pessoas com deficiência intelectual múltipla ou autismo no mercado de trabalho. Temos parceria com empresas de Canoas, Porto Alegre e Esteio”, conta a vice-presidente da Associação Pestalozzi, Patrícia Faleiro.
Os alunos participam de uma oficina de preparação para o mercado de trabalho antes de ingressarem no programa. Os contatos duram dois anos e há possibilidade de efetivação. “Eles se superam muito. O programa Jovem Aprendiz é uma porta de entrada para o mundo do trabalho, muitos seguem trabalhando depois”, diz a psicóloga da Associação, Viviane Magalhães. Podem participar do programa Jovem Aprendiz estudantes com, no mínimo, 14 anos. Não há limite de idade para pessoas com deficiência.
Além do aprendizado profissional, o programa possibilita ganhos em autonomia. “Muitos não andavam de ônibus sozinhos e ganham esse direito de ir e vir, por exemplo. O trabalho traz muito sentido para a vida delas”, comenta Viviane.
Para Eduardo Ferreira dos Santos, 22 anos, a autonomia veio junto do primeiro emprego oportunizado pela iniciativa. “Trabalhei como empacotador e ali começou minha autonomia. Venho de ônibus, pago a passagem sozinho”, celebra o estudante. Agora, ele trabalha como secretário na Associação Pestalozzi. “Eu trabalho de manhã, mas às vezes fico de tarde aqui também porque gosto muito do meu trabalho. Aprendi muita coisa aqui. Já terminei o ensino médio e estou fazendo curso para secretário”, relata Eduardo.
O emprego também permite aos alunos com deficiência acessar espaços antes distantes da realidade deles. “Eles passam a poder adquirir bens que antes não tinham acesso, vão ao cinema. As famílias começam a acreditar mais neles. Eles se sentem pessoas dignas”, afirma a vice-presidente, Patrícia.
“Eu estou sempre fazendo lives no TikTok, faço bate papo com o pessoal. Agora também comecei a ir na academia. Fui só para experimentar e gostei”, conta Lucas Oliveira, 28, aluno da Pestalozzi. Ele trabalha nas lojas Pompeia e, no cotidiano do emprego, organiza a loja, passa roupas e busca itens no depósito. “Hoje não é meu dia de trabalho, mas minhas colegas são tão legais que passei na loja para ver elas”, conta. Assim como Eduardo, também já trabalho como empacotador e no RH em outras duas empresas. “Em cada uma, é um aprendizado. Tu aprende sempre”, diz.
Pessoas interessadas em participar do programa Jovem Aprendiz na Associação Pestalozzi podem entrar em contato pelo email aprendizagem.pestalozzicanoas@gmail.com.
Associação promove evento na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Anualmente, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ocorre de 21 a 27 de agosto. Neste ano, o tema do evento é “Vida plena e autônoma”. Na Associação Pestalozzi, uma Mostra de Potencialidades será promovida na manhã do dia 24 de agosto. Como o Pestalozzi é uma escola especial, alunos do 1º ao 9º ano participam expondo trabalhos e fazendo apresentações artísticas. Os alunos do programa Jovem Aprendiz vão relatar suas experiências no mercado de trabalho. Durante o evento, mais uma edição do Bazar Solidário ocorre no local.
A programação completa poderá ser acompanhada no Instagram da Associação Pestalozzi: https://www.instagram.com/pestalozzidecanoas.
LEIA TAMBÉM