abc+

Cultura

Artistas levam oca e universo mágico das águas brasileiras até o Parque dos Rosa em Canoas

Exposição "FabuláRIOS" foi aberta neste sábado (2) e fica até o dia 3 de setembro à disposição do público, para que adultos e crianças se encantem pelas belezas naturais do País

Publicado em: 02/09/2023 às 15h:10 Última atualização: 18/10/2023 às 18h:12
Publicidade

Um sofá em formato de cobra? Uma pescaria em que se pega o peixe e, ao abri-lo, se aprende sobre a espécie? Uma oca tal qual aquelas que eram construídas pelos indígenas? Essa e outras criações podem ser vistas a partir deste sábado (2) no Parque dos Rosa.

Oca no meio do Parque dos Rosa foi uma das atrações da exposição "FabuláRIOS"



Oca no meio do Parque dos Rosa foi uma das atrações da exposição “FabuláRIOS”

Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

Um dos principais espaços culturais de Canoas recebeu a exposição “FabuláRIOS”, que retrata “as águas brasileiras, seus agentes, memórias, plantas, bichos e outros seres”, conforme a curadoria da artista Gabriela Romeu, que fez um extenso trabalho de pesquisa que originou a exposição.

Um dos artistas convidados para dar vida ao universo aquático brasileiro, o cenógrafo Julio Dojcsar explica que a ideia básica era criar várias galerias que servissem de memória para rios como Amazonas, São Francisco, Xingu, Araguaia e também o Rio dos Sinos com suas belezas naturais.

“Canoas tem a Prainha do Paquetá, que serviu de inspiração para muito do que faz parte da exposição”, aponta. “Embora urbana, ainda existe na cidade pessoas que vivem em contato direto com as águas de um rio e sua importância”.

Também responsável pela cenografia que se vê na antiga casa dos Rosa, Silvana Marcondes disse ter explorado características marcantes não somente dos rios, mas também das comunidades que vivem em torno deles e que precisam ser sempre lembradas.

“Eles entendem a importância de um rio e são educados para respeitar e cuidar dele”, avalia. “São noções bem diferentes do que a maioria de nós tem e algo que precisa ser dito e reforçado especialmente com as crianças”.

A exposição “FabuláRIOS” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas; nos sábados e domingos, a visitação funciona das 14 às 18 horas. O Parque dos Rosa fica Avenida Victor Barreto 2.186 no Centro.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade