abc+

CULTURA

Apresentações do Terno de Reis Santo Operário encerram nesta segunda-feira (6) em Canoas

Grupo prepara jantar baile para celebrar atividades no sábado (11)

Publicado em: 06/01/2025 às 18h:46 Última atualização: 06/01/2025 às 18h:46
Publicidade

De casa em casa, eles levam orações, cantoria e muita animação. As tradicionais apresentações musicais do Terno de Reis Santo Operário chegam ao fim nesta segunda-feira (6), em Canoas. A ação celebra o Dia de Reis que homenageia os Três Reis Magos.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

O Terno de Reis Santo Operário, de Canoas, se apresenta nesta segunda-feira (6)



O Terno de Reis Santo Operário, de Canoas, se apresenta nesta segunda-feira (6)

Foto: Divulgação

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Hoje à noite, três casas no bairro Mathias Velho serão visitadas pelo grupo que existe em Canoas desde 1991, segundo o coordenador Adão Flores. “Faz 33 anos que cantamos aqui na cidade. E ainda estamos cantando”, afirma.

As interpretações são feitas pelo grupo composto por 11 pessoas, com idades entre 10 e 75 anos. Além de usarem as coroas, representando os reis, os integrantes carregam os instrumentos musicais, como pandeiro, violão e gaita, e a bandeira do Divino. “Ontem, fomos numa casa e tinham 20 pessoas nos esperando. É uma festa em cada casa que chegamos”.

O repertório começa com a Oração pela Família e passa por “Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo” e cantigas que retratam os personagens, além de músicas do Teixeirinha, Júlio de Freitas e pedidos das famílias. Uma delas teve a letra modificada para falar da enchente de maio. “Os três reis vieram de barco salvar a população, mas 30 dias depois começa a reconstrução”, canta Adão.

“É um sentimento que as pessoas estão esperando, precisando, por um momento de conversa, de oração. Tem pessoas que choram quando ouvem porque lembram do que passaram, uma situação que ninguém imaginou”, comenta.

Agenda cheia

Segundo Adão, as apresentações começam no dia 25 de dezembro e se estendem até o dia 6 de janeiro do ano seguinte. O grupo não costuma sair às ruas no dia 31 de dezembro, em razão do feriado de Ano Novo, em que cada um está com a sua família.

“Andamos por várias ruas. Como estamos cantando há 33 anos, ligamos para algumas pessoas e outras nos ligam para marcar. Quando saímos ano passado, já tínhamos a agenda marcada para cinco dias”, explica. As cantorias acontecem à noite, a partir das 20 horas, sendo de quatro a cinco casas por dia.

Neste ano, as apresentações foram no Mathias Velho, Harmonia e Santo Operário, e em Esteio.
O coordenador do Terno de Reis Santo Operário relembra que o grupo é uma tradição da família. “Isso veio de Barros Cassal. Começamos aqui em Canoas porque os meus pais cantavam lá. E na cidade era diferente, eles amanheciam cantando e aqui fazemos à noite. Não ficamos até tarde porque as pessoas trabalham”, conta.

Festa no sábado

Para encerrar as atividades de mais um ano de apresentações, o grupo organiza um jantar baile no sábado (11), a partir das 21 horas. A comemoração será no salão da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado na Rua Negrinho Santos, 1263.

Os ingressos no valor de R$ 35 podem ser adquiridos pelo número (51) 995871630, mediante envio de comprovante. Alguns ingressos também estarão disponíveis no local.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade