A partir deste sábado (14), as ruas Mauá e Primavera voltam a ter a preferência nos cruzamentos com a Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga e com a Rua José de Alencar, no bairro Rio Branco. As alterações foram anunciadas pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) nesta sexta-feira (13).
As preferenciais das ruas haviam sido alteradas em razão das obras de infraestrutura na região, como a implantação de canteiro central entre as ruas Machadinho e Boa Saúde e a duplicação da avenida que compõem a Perimetral Oeste. Mas a pasta voltou atrás após reclamações de moradores.
CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP
SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Em nota, o secretário de Transportes e Mobilidade (SMTM) de Canoas, Diego Cigolini, relembra que o projeto original da implantação da Perimetral Oeste, iniciado em 2015, teve algumas alterações ao longo dos anos. “A complexidade do projeto, uma vez que compreende a conexão de vários bairros do lado Oeste da cidade, requer uma revisão permanente para sua implementação definitiva. É natural que surjam ajustes ao longo da sua implementação definitiva.”
A pasta ressalta que os agentes da SMTM fazem a sinalização de trânsito e orientam os motoristas na região. O titular destaca a atuação na Rua Mauá e na Primavera, onde as alterações da preferencial foram desfeitas.
“Especialmente porque o trecho final da Perimetral é o espaço onde pessoas acessam a BR-448. Na Rua Mauá, no acesso ao bairro, o trânsito não sofre tanto, porque as pessoas utilizam ali a Rua José de Alencar para fazer o binário como foi determinado. Entendemos a demanda da comunidade que nos pediu essas alterações e estamos fazendo esses ajustes para poder implantar definitivamente os trechos da Perimetral e entregá-los para a sociedade”, disse o secretário da SMTM, Diego Cigolini.
Sentido único permanece
Apesar das mudanças nas preferenciais, o sentido único da Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga e da Rua José de Alencar permanecem: A avenida tem sentido Centro/Bairro, e a rua, Bairro/Centro.
Em vigor desde segunda-feira (9), estas mudanças realizadas pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) no trânsito da Perimetral Oeste, no bairro Rio Branco, se tornaram motivo de preocupação para a população da região. A falta de orientações nas ruas é a principal reclamação de quem mora e trabalha no local.
Mesmo com placas indicando o sentido das vias, a sinalização não é o suficiente. Enquanto a reportagem estava no local, pelo menos uma moto e um carro passaram na contramão.
A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cel Francisco Pinto Bandeira, Rita de Cássia Martins, compartilha com a vice-diretora Rafaela Barbosa Antunes, a preocupação com o trajeto feito pelos estudantes. “Nós sabemos que o bairro e a cidade estão crescendo, mas temos a preocupação com a segurança dos alunos”, afirma a diretora.
“Deveria ter fiscais para orientar. Já vimos multa e guincho. Mas deveria ter fiscais orientando com uma semana de antecedência”, afirma a vice-diretora. A própria instituição tem um cartaz colocado na porta, além de ter distribuído panfletos e cards em um grupo de mensagem.
Localizada na esquina da José de Alencar com a rua Dr. Nelson Paim Terra, a escola tem atualmente 440 alunos. Mas em 2025, o número deve crescer para 530. “Muitos mudaram de escola por causa das enchentes, mas agora que eles estão reconstruindo suas casas, devemos ter essa média de alunos aqui ano que vem”, explica Rafaela.
Próximo à escola, tem uma placa indicando que é área escolar com velocidade de até 30 km/h. A via também conta com dois semáforos, mas um não está em funcionamento. A diretoria ressalta que muitos dos alunos têm o costume de brincar na rua, o que aumenta a preocupação. “No ano que vem queremos fazer um trabalho de educação no trânsito com eles”, afirmam.
A escola estuda solicitar um radar de redução de velocidade na via para que os motoristas realmente respeitem a área escolar.
Comércio local
A demanda da escola também é dos pais e da comunidade. O comerciante Alex Flores tem uma loja de eletrônicos na esquina da rua Boa Saúde com a Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga e conta que as mudanças diminuíram a circulação de pessoas no local. “Matou o movimento da rua e está prejudicando a minha loja.”
Do outro lado da rua, tem uma placa indicando que a velocidade é de 60 km/h e diversas placas de proibido estacionar. O local possui lojas de ferragem, de produtos para casa e um supermercado.
As reclamações também se estendem à instalação da ciclovia na calçada.
“Eles tiraram a proteção. Fizeram a ciclovia, mas só pintaram. Isso pode causar acidentes”, ressalta. Segundo a moradora Fabiana Machado, seus filhos não ficam mais no local. “Eu não deixo mais eles brincarem aqui. Tiraram o muro da rua, ficou perigoso para meus filhos andarem aqui”, comenta.
LEIA TAMBÉM
A esquina também é motivo de reclamação pelo acúmulo de água. “Antes de arrumar a rua, tinham que limpar os bueiros. Quando chove, entope tudo aqui na Irineu e na José de Alencar”, indica a moradora.
Itinerário dos ônibus
Com os ajustes no trânsito na Perimetral Oeste, os itinerários dos ônibus que circulam na região também foram adequados às novas regras.
Linha 05200 – Rio Branco: No sentido bairro/Centro, a linha passa a ingressar na Rua Mauá pela Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga, seguindo o trajeto normal a partir desse ponto.
Linha 05202 – Circular dos Hospitais (C1), via Niterói: No sentido de ida, o ingresso será realizado pela Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga, seguindo o trajeto normal após acessar a Rua Mauá. No sentido retorno ao bairro Rio Branco, o novo itinerário contempla a Rua Ana Nery, rótula da Praça Cônego Lotário Steffens, Rua Vidal de Negreiros, Avenida Engenheiro Irineu de Carvalho Braga, com retorno à Rua Primavera. A partir desse ponto, os ônibus seguem o itinerário normal.