abc+

CANOAS

Gestão do HU ganha novo capítulo após proposta aprovada pelo governo federal

Hoje administrado pelo Município, Hospital Universitário terá empresa escolhida até outubro

Publicado em: 06/09/2024 às 15h:49 Última atualização: 06/09/2024 às 17h:01
Publicidade

A gestão do Hospital Universitário (HU) ganha um novo capítulo com a aprovação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criado pelo governo federal.

Gestão do Hospital Universitário (HU) passará por nova mudança após aprovação da PPP pelo Governo Federal



Gestão do Hospital Universitário (HU) passará por nova mudança após aprovação da PPP pelo Governo Federal

Foto: PAULO PIRES/GES

A aprovação foi publicada na última quarta-feira (4), no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente Lula. O governo deverá investir cerca de R$ 3 milhões para a execução de um estudo técnico.

Conforme o documento aprovado pelo governo federal, a empresa responsável para o processo será definida até outubro e a previsão é de que o trabalho seja concluído em até oito meses.

Segundo a Prefeitura de Canoas, a aprovação do projeto garante ao Município o apoio necessário de parcerias com a iniciativa privada, buscando a modernização e a adaptação das instalações para a melhoria do atendimento.

A administração aponta que a Caixa Econômica Federal fará um convênio para contratar uma empresa especializada. O estudo deve envolver visitas ao HU para conhecer os espaços, a estrutura e os serviços.
Após esta etapa inicial, a empresa apresentará os valores necessários para a modernização do hospital.

Os custos do estudo serão viabilizados pela Caixa e sem nenhum ônus para a Prefeitura de Canoas.

Gestão do Município

A Prefeitura de Canoas assumiu a gestão do Hospital Universitário em 27 de maio de 2022, após a Funam (então gestora da casa de saúde) ter paralisado o atendimento de cirurgias eletivas, a compra de insumos e de disponibilizar leitos.

Na época, a Unidade de Pediatria chegou a fechar devido à falta de profissionais, afetando gravemente a rede pública de saúde da cidade, o que reforçou a decisão do Município, acatada pela 2ª Vara Cível de Canoas para que não fossem interrompidos os serviços.

Processo encerrado

Em dezembro de 2022, a Prefeitura de Canoas revogou o edital que previa contratação de nova gestora para o Hospital. Na época, o então secretário da Saúde, Aristeu Ismailow, explicou que a entidade vencedora do edital garantia a prestação dos serviços pelo valor mensal de R$13,3 milhões. Porém, o Município chegou à conclusão que o valor seria insuficiente para garantir a prestação de serviços à população.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade