abc+

UMA NOVA HISTÓRIA

Bebê ganha bolsa de estudos de instituição de Canoas onde família ficou abrigada após enchente

Levi Emanuel nasceu durante o período de acolhimento no ginásio Poliesportivo da Universidade La Salle

Taís Forgearini
Publicado em: 17/06/2024 às 13h:44 Última atualização: 17/06/2024 às 14h:32
Publicidade

Com nome de origem bíblica, Levi Emanuel, de 20 dias, recebeu um presente que o acompanhará até a vida adulta. O pequeno garoto ganhou da Rede La Salle uma bolsa de estudo da Educação Infantil até a Pós-Graduação. Emocionada, a mãe Joseane Rosa, de 29 anos, Josi, como é carinhosamente conhecida, celebra a conquista do filho e a esperança por dias melhores após perder tudo na enchente que devastou o lado oeste de Canoas.

 17/06/2024 JOSEANE ROSA E LEVI EMANUEL - BOLSA DE ESTUDO | abc+



17/06/2024 JOSEANE ROSA E LEVI EMANUEL – BOLSA DE ESTUDO

Foto: Paulo Pires/GES

“Tudo tem um propósito. Foi sofrido tudo o que aconteceu, mas Deus tem um carinho tão grande que ele olhou para baixo, para nós. No momento que recebi a notícia da bolsa de estudo para o meu bebê, fiquei sem palavras. Não acreditei no que estava acontecendo. Porque, infelizmente, eu não teria condições”, relata com a voz embargada, a dona de casa. 

A moradora do bairro Mathias Velho estava com 39 semanas de gestação quando na manhã do dia 4 de maio foi surpreendida com a água invadindo sua casa. Ela e os dois filhos, Agatha, 12, e Samuel, 10, correram para um mercado próximo da região em busca de abrigo, porém, a família não contava que após algumas horas, a estrutura de dois pisos, também seria atingida pela inundação.

“Havia muitas pessoas. Foi desesperador. O primeiro andar foi tomado pelas águas. Os barcos não chegavam até nós, eles passavam reto porque estavam priorizando os locais térreos. O resgate só foi possível após mais de 24 horas de espera. Foi quando decidimos colocar as crianças nas caixas d’água. Fizemos uma espécie de cordão humano. Fomos para a rua com os pequenos no interior das caixas e nos segurando por meio de cordas”, relembra.

Josi e os demais foram avistados por um voluntário que cedeu espaço no barco que estava. “Foi um anjo. Ele havia ido buscar a família, mas parou para nos ajudar. O barco estava lotado. Em um determinado momento, o barco quase virou e um pouco de água entrou na embarcação. Por um instante pensei no pior. Eu já estava com dores, estava no fim da gestação, ou seja, muito pesada. O alívio veio quando conseguimos chegar em terra firme.”

Após o resgate, a mãe e os filhos foram acolhidos pela instituição da Rede La Salle. A família ficou abrigada no ginásio Poliesportivo da Universidade La Salle até o nascimento, em 22 de maio, de Levi Emanuel. O parto normal do menino ocorreu no Hospital Universitário (HU). O pequeno canoense nasceu saudável com 4,205 kg.

“Quando recebi alta do hospital, eu e minhas crianças fomos encaminhadas para o Centro Pastoral La Salle. Lá eles reservaram o quarto individual para ficarmos. Tanto no ginásio, quanto no centro, foi extremamente bem tratada. Nunca havia recebido um tratamento com tanto cuidado e carinho em minha vida”, enfatiza Josi.

Na última sexta-feira (14), a família foi encaminhada para um abrigo exclusivo para crianças e mulheres, no bairro Nossa Senhora da Graça. “Estava arrumando as minhas coisas na Pastoral La Salle, quando o pessoal da rede La Salle fez o anúncio do presente para o meu filho. Essa bolsa terá literalmente o poder de mudar o curso da vida dele. A gratidão será eterna.”

Josi ainda não sabe quando poderá retornar para a casa que ficou submersa por mais de 20 dias. “A perda foi total, inclusive do forro. Ainda não tive condições de ir limpar, mas espero conseguir em breve. A dona de casa ressalta que aguarda a liberação do Auxílio Reconstrução do Governo Federal. “Com esse dinheiro, vou conseguir ao menos comprar algumas coisas. O recomeço é total, embora o futuro ainda esteja incerto. Sei que Deus está no comando, eu conseguirei reconquistar minha casa e minha vida”, finaliza.

Ações que transformam vidas

O reitor da Universidade La Salle, Irmão Cledes Antonio Casagrande, destaca a educação como transformadora de vidas.

“É um orgulho podermos ajudar. A educação consegue impactar a sociedade, fomentar a dignidade, oferecer trabalho. Estaremos disponíveis para auxiliar para além dos estudos. Queremos acompanhar a jornada do Levi. Auxiliaremos no que for necessário. Nos próximos dias, abriremos uma campanha para arrecadar recursos para o retorno da família para a sua casa”, frisou o reitor.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade